Em reunião na tarde desta segunda-feira (3/5), o Comitê de Combate à Covid-19 em Contagem discutiu quais serão os próximos passos no enfrentamento à pandemia e medidas para contribuir para a recuperação da economia da cidade. Dentre as medidas aprovadas estão a revisão da abertura de alguns estabelecimentos aos domingos e o funcionamento, em caráter excepcional, de feiras e comércio não-essencial em virtude do Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (9/5), desde que respeitados os protocolos sanitários.
Confira as medidas:
Excepcionalmente, em virtude do Dia das Mães:
Medidas permanentes que serão incorporadas à flexibilização:
Todas as medidas serão acompanhadas pelo Comitê e estarão condicionadas aos dados epidemiológicos da cidade. Além disso, a Prefeitura de Contagem tem dialogado com outros setores para ampliar a flexibilização, seguindo protocolos específicos que estão em construção a partir do diálogo.
A prefeita Marília Campos ressaltou a importância das medidas de contenção da Covid e cobrou da população a responsabilidade neste momento para que a cidade não precise retomar medidas mais rígidas.
“Precisamos dividir responsabilidades e cobrar do outro a atitude de cuidar. Vivemos uma situação de completa exaustão em relação às restrições e ao fechamento da atividade econômica. Neste momento, é preciso dar fôlego para a economia, mas com total responsabilidade. Minha proposta é soltar mais um pouco as rédeas, mantendo a restrição de funcionamento às 20h, desenvolvendo a responsabilidade das pessoas. Se não continuar tomando os cuidados, vamos ter que fechar de novo”, afirma Marília.
O secretário de Governo de Contagem, Pedro Amaral, também participou do encontro e ressaltou a importância do compromisso com as medidas sanitárias. “Queremos fazer com que a população se convença a atuar junto da cidade. Precisamos de maior compromisso das pessoas com o Pacto pela Vida, principalmente os bares e restaurantes. Vamos aumentar o diálogo com esse setor, cobrar que eles se responsabilizem e, se não houver esse movimento, teremos que tomar medidas mais drásticas”, acrescentou o secretário.
Vacinação
Contagem recebeu nesta segunda-feira (3/5) mais 15.675 doses das vacinas contra a Covid-19 e, com isso, a Prefeitura irá ampliar a vacinação para idosos a partir de 60 anos nesta terça-feira (4/5). Segundo definição do Governo do Estado, essas doses são destinadas para imunização dos trabalhadores de saúde, idosos e forças de segurança, sendo 200 para a primeira dose deste último grupo prioritário.
Durante o encontro, o secretário de Saúde, Fabrício Simões, propôs o plano de um novo mutirão, que será estudado pela Secretaria. “Com essas novas doses, vamos analisar os cenários e discutir com as regionais de saúde, a possibilidade de um novo mutirão para que possamos dar celeridade à vacinação em Contagem”, disse.
Repórter Rafael D'Oliveira