O professor Paulo Figueiredo tomou posse nesta segunda-feira (19/4) como vice-presidente da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). Presentes à solenidade virtual estavam a prefeita Marília Campos; o vice, Ricardo Faria; o presidente da Câmara de vereadores, Alex Chiodi; secretários, professores, diretores e convidados, além da presidente da Funec e secretária de Educação, Telma Ribeiro.
A prefeita Marília cumprimentou o empossado, destacando o processo seletivo realizado de forma interna, algo inédito na instituição. “Foi um processo democrático, que preserva e fortalece a Funec. Apostamos numa proposta de escolha democrática e fico feliz que a Funec entendeu o recado. Acredito que escolheram uma pessoa muito capaz, que com certeza vai poder contribuir muito com a educação na nossa cidade”, afirmou.
A secretária de Educação e presidente da Funec, Telma Ribeiro, agradeceu a organização e condução do processo de escolha para o preenchimento do cargo. “Implementar esse processo na Funec é uma quebra de paradigma, uma vitória, um marco. Iniciamos um novo caminho para fortalecer a instituição e os colaboradores”.
Para o agora vice-presidente Paulo Figueiredo, a posse no cargo é fruto de muito trabalho na instituição, com a qual tem um estreito laço. “Entrei em 1995, como estudante. Tudo que tenho hoje devo à Funec. Se estamos aqui, após um processo de consulta interna, isso mostra que a política municipal está voltada para um ensino vitorioso. Agradeço muito a quem acreditou em nossa liderança e em nosso nome para um cargo tão importante”, salientou.
A escolha de Paulo Figueiredo se deu de forma interna, em eleição entre os servidores da Funec. Puderam se inscrever para a consulta ao cargo de vice-presidente os servidores ocupantes de cargo efetivo da carreira docente ou da carreira administrativa, com curso superior de graduação em área de educação, desde que possuíssem o mínimo de cinco anos de efetivo exercício na instituição e três anos de experiência em gestão pública escolar, gestão de projetos educacionais ou gestão pedagógica, na educação básica pública.
Repórter João Vítor Viana