A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Contagem se reuniu nesta quinta-feira (15/4) com a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Contagem para apresentar a situação atual dos medicamentos do chamado “kit intubação”. Esses medicamentos estão em falta em todo o país nos últimos dias por conta da dificuldade da indústria farmacêutica em atender à alta demanda decorrente do agravamento da pandemia da Covid-19.
Durante a reunião, o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, acompanhado pela superintendente do Complexo Hospitalar, Karina Taranto, e pelo assessor Joanilson Guimarães, explicou aos vereadores Vinícius Faria (Republicanos), presidente da Comissão, e Bruno Barreiro (PV), como a SMS vem tentando de todas as formas possíveis não deixar que falte esses medicamentos no município.
Segundo Fabrício Simões, como a questão vem se agravando dia após dia, e a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde não têm conseguido auxiliar os municípios conforme a necessidade atual, essa reunião é importante para dar transparência ao que vem ocorrendo em Contagem. “O objetivo é informar ao cidadão e aos representantes da população os desafios encontrados e, ao mesmo tempo, as soluções apontadas, e como a SMS tem tentando minimizar esse problema”, afirmou.
Diante deste cenário complexo, a Prefeitura está buscando alternativas, mas também precisa contar com o apoio e a conscientização da população. “Todos precisam manter as medidas de cuidados e prevenção à Covid-19, como o uso de máscara, lavagem das mãos e o distanciamento social. Com a redução do número de casos, será possível que o município consiga fazer um controle adequado e atender à população da melhor maneira possível”, completou Simões.
Repórter Vanessa Trotta Batista









