O canal de diálogo entre o município e representantes do camelódromo do Eldorado, em torno da implantação do Boulevard na avenida Portugal permanece em funcionamento. Nesta segunda-feira (15/3), representantes da Prefeitura de Contagem, por meio da Administração Regional Eldorado, se reuniram com a categoria para reafirmar o compromisso de que o camelódromo deverá ser incluído no projeto urbanístico do Boulevard Portugal. Em fase de elaboração pela Secretaria de Obras (Semobs), o projeto em breve será apresentado e discutido com a comissão formada pelos comerciantes do camelódromo e representantes do Executivo.
Inclusive, a Semobs reitera que a paralisação das obras ocorre justamente, pela intenção da Prefeitura em manter o camelódromo no projeto do Boulevard Portugal , garantindo a permanência da atividade econômica na região. "As obras prosseguirão após a conclusão do processo de discussão sobre a inclusão do camelódromo ao projeto do complexo" adiantou o secretário de Obras, Marcos Túlio Melo.
Para o representante da Associação do Camelódromo, Jefferson Pereira dos Reis, a iniciativa do executivo em manter o diálogo com categoria, tranquiliza as famílias que sobrevivem do camelô na região. "São mais de 30 anos de atividades e geração de empregos. Muitos comerciantes já idosos que estão ali desde o início. Sem dúvida é uma demonstração de compromisso do município com as famílias", afirmou.
Segundo Reis, o camelódromo emprega cerca de mil trabalhadores diretos e dois mil indiretos. Ao todo são 206 barracas que ofertam serviços de conserto, comércio de eletrônicos e utilidades para o lar, vestuário, dentre outros.
Boulevard
A construção do Boulervard, localizado na Avenida Portugal, na Regional Eldorado, consiste na implantação de praças temáticas, travessia de pedestres e espaços de lazer com equipamentos de ginástica, paisagismo e plantio de árvores ao longo da ruas Portugal e Bélgica. A obra faz parte do projeto de requalificação e mobilidade urbana da avenida João César de Oliveira.
Repórter Bruna Alessandra