A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou processo seletivo de assessores pedagógicos para atuar junto às escolas da rede municipal de ensino. Eles serão um elo entre as instituições e a gestão da pasta.
Neste primeiro momento, conforme aponta o subsecretário de Ensino, Anderson Cunha, serão 20 assessores para acompanhar as escolas da rede. “Fizemos um processo de seleção democrático, dando oportunidade àqueles que tenham interesse em vivenciar a experiência de gestão”, afirmou.
Os assessores pedagógicos passaram por uma seleção em que o edital foi encaminhado a todas as unidades escolares e divulgado para os profissionais da rede. Apenas servidores efetivos, professores(as) e pedagogos(as), puderam concorrer às vagas.
Ainda segundo Cunha, a função dos assessores pedagógicos vai além de avaliar o que está sendo feito em cada escola, mas contribuir na formulação e planejamento de ações pedagógicas.
“Uma das dimensões dessa assessoria, considerando a concepção da política educacional que é a educação integral, é não apenas na perspectiva de expansão do tempo escolar, mas enquanto integralidade dos sujeitos e do conhecimento. É acompanhar a escola em todas as suas dimensões, por etapas e modalidades, observando a incorporação do conjunto de diretrizes da rede”, destacou o subsecretário.
Os assessores pedagógicos entrarão em exercício quando suas escolas de origem efetivarem seus respectivos substitutos.
Em 2021, será avaliado o desenvolvimento do trabalho e a quantidade de assessores, para saber se nos próximos anos será preciso ampliar o número e fazer ajustes na forma de acompanhamento.
Logo no início das atividades será feito um processo formativo inicial com os assessores para apresentar a nova concepção da política educacional do município, discutir o conceito de Educação Integral e debater possíveis contribuições que os próprios assessores possam trazer.