Os jovens do Projeto de Trampolim deram um show de graça e equilíbrio durante evento que selou, na quinta-feira (5), a renovação da parceria do projeto entre a Prefeitura de Contagem e as empresas Arcelor Mittal e Belgo Beckaert Arames e a Citic do Brasil, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
O evento, ocorrido no Ginásio do Centro Social Urbano (CSU/Eldorado), contou com a participação de familiares dos ginastas, representantes das empresas e da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude (Secej).
Segundo a coordenadora do Projeto em Contagem, Cristina Tropia, a renovação é feita anualmente e a parceria já acumula aproximadamente 15 anos, sendo possível pela da Lei de Incentivo, por meio da renúncia do ICMS. Segundo o superintendente de Políticas Públicas para a Juventude da Secej, Rogério Henrique, a Ginástica de Trampolim é um projeto de sucesso e que, na atual gestão, o número de jovens atendidos foi aumentado, passando de 220 para 300 ginastas.
“O apoio é permanente, uma vez que se trata de um projeto de sucesso e que contribui para a cidadania. Além de bela, esta ginástica atua na parte física da criança e na sua integralidade melhorando rendimentos na escola, no convívio social, familiar e outros”, avaliou o superintendente.
A representante da Arcelor Mittal e Belo Beckaert Arames, Cláudia Temóteo, disse que é um orgulho acompanhar a performance de sucesso dos jovens aqui e no exterior. “Orgulho como funcionária da empresa parceira e orgulho como cidadã de Contagem, já que moro aqui”, disse Cláudia. Ela informou que a empresa também é parceira no projeto cultural Orquestra Jovem das Gerais fundada em Contagem, e no Circuito Cultural que leva peças teatrais de qualidade à praça da Jabuticaba. Segundo ela, a empresa ainda contribui para o Fundo Municipal da Infância, incentivando seus funcionários a doar 6% do Imposto de Renda para projetos de entidades sociais de Contagem.
Representando a Juventude Unida de Contagem (Juc), entidade que executa o convênio entre as partes envolvidas, Denilson Elias Silva de Oliveira falou sobre a parceria. “Este é um projeto sério, com profissionais e monitores de alta competência que desenvolvem um trabalho de alta e comprovada produtividade”, opinou ele, elogiando a coordenadora-geral do projeto, Cristina Trópia.
“Orgulho de ser ginasta”
Diversos jovens, entre os que se apresentaram no ginásio, já representaram a cidade em competições nacionais e internacionais, conquistando importantes resultados.
Vinícius Luiz Souza, 15 anos, está cursando o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Padre Camargos. Ele já representou Contagem, Minas Gerais e o Brasil em vários campeonatos, conquistando resultados expressivos como: o 2º Lugar no Trampolim Individual no Campeonato Brasileiro Júnior e Elite; o 2º lugar no Sul-Americano, e o 3º lugar no Campeonato Pan-americano.
“Além de ser um hobby que me dá muito prazer, o trampolim está na minha vida há cinco anos, mas não sei se estará no meu futuro. Pratico com gosto desde pequeno. Minha mãe me colocou aqui e fui gostando. Agora tenho muitas medalhas, das quais me orgulho muito”, disse Vinícius.
Já a ginasta Maria Eduarda Martins disse que tem 70 medalhas adquiridas em diversos campeonatos brasileiros, sul-americanos e mundiais. Ela tem 14 anos e estuda o 9º ano na Escola Estadual Professora Conceição Hilário. Ela está no projeto há nove.
anos e já acumula uma medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Júnior na categoria 13+. Ganhou outra medalha de ouro no Trampolim Sincronizado no Pan-americano, ao lado da ginasta Jennifer Lopes dos Santos. Também guarda com carinho uma medalha de prata conquistada no Campeonato Sul-Americano do Duplo Mini Trampolim.