Contagem reforçou a necessidade de adesão aos protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus durante live da Campanha “Pacto pela Vida” realizada na quarta-feira (3/3) pela prefeita Marília Campos, equipe de governo e representantes de diversos segmentos da cidade.
Na transmissão on-line, foi apresentado o balanço do “Pacto pela Vida” que completa dois meses de atividade e o diagnóstico do município diante da pandemia da covid-19, apresentado pelo secretário de Saúde, Fabrício Simões.
Participaram também da live o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Alex Chiodi, e o presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL) Contagem, Frank Sinatra.
Segundo Marília Campos, para combater a pandemia e garantir o funcionamento do comércio, Contagem escolheu o caminho do diálogo e do compartilhamento de responsabilidades.
“Queremos, em primeiro lugar, vacina para todos! À medida em que as doses estão sendo distribuídas pelos governos federal e estadual, estão sendo aplicadas. Mas, pela lentidão dessa distribuição, demora até termos a imunização da população como um todo. Por isso temos que redobrar os cuidados. A principal estratégia é mantermos o cuidado uns com os outros. Foi por isso que lançamos o Pacto pela Vida, envolvendo representantes das atividades econômicas, das igrejas, da sociedade civil, da Câmara dos Vereadores, dentre outros segmentos. E distribuímos as responsabilidades. Cada um com o compromisso de conscientizar os seus pares de que é preciso cumprir as regras sanitárias”.
A prefeita também falou sobre a articulação com a Polícia Militar, a Guarda Municipal e os fiscais de posturas, para o cumprimento do Decreto 004/21. Ela também explicou que, apesar dos indicadores estarem estáveis, é preciso que haja o comprometimento de todos no enfrentamento da covid-19.
“É com união e comprometimento que vamos superar a proliferação do vírus. Pedimos que cada segmento nos ajude a controlar a taxa de transmissão por infectado. Em Contagem, estamos promovendo o debate por meio do “Pacto pela Vida” para convencer moradores e moradoras a evitar aglomerações, utilizar a máscara corretamente e fazer a higienização das mãos”.
"Pacto pela Vida"O secretário de Desenvolvimento Econômico, Renê Vilela, lembrou que o governo Marília Campos realizou várias reuniões com os estabelecimentos comerciais, no intuito de criar, conjuntamente, os protocolos específicos. “Muitos aderiram ao “Pacto pela Vida”, dentre os shoppings, restaurantes, bares, casas de festas, academias e nos ajudarem no enfrentamento à pandemia. Agora, precisamos reforçar cada vez mais as ações para que Contagem não seja afetada nesta fase de alerta em que o país se encontra”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Alex Chiodi, a campanha deve continuar com força total. “Vamos conversar ainda mais com os setores e a população para que a cidade não precise fechar. Estamos no caminho certo. Com a ajuda de todos, poderemos conter a proliferação do vírus. Precisamos pactuar para que o município continue funcionando e garantindo emprego e renda para a população”.
Em sua fala, o presidente da CDL Contagem, Frank Sinatra, agradeceu a prefeita por ter optado pelo diálogo com os segmentos. “Sabemos que o vírus não é brincadeira! Mas, a prefeita escolheu conversar com os comerciantes e as pessoas e garantir o funcionamento da cidade. Isso foi muito importante para manter a renda e emprego. Agora, vamos reforçar os cuidados para continuarmos funcionando e ampliar a campanha de conscientização”.
O presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg), Fábio Sacioto, solicitou a adesão de todos ao “Pacto pela Vida” e o cumprimento dos protocolos. “Precisamos voltar a dar as mãos para enfrentar a pandemia”.
O representante das academias de Contagem, Francisco Rangel Júnior, disse que Contagem tomou um passo importante para garantir o funcionamento dos estabelecimentos comerciais. “A campanha tem que continuar, com mais força ainda”.
O representante das cervejarias e restaurantes de Contagem, Urbano Rodrigues, lembrou das dificuldades enfrentadas pelos comerciantes com a pandemia e conclamou a todos para aderirem a campanha. “Estamos passando por um momento difícil no país e é necessário que todos cumpram os protocolos”.
Diagnóstico
Durante o debate, Fabrício Simões apresentou o diagnóstico relativo ao momento epidemiológico do país. Ele fez uma breve explanação sobre o avanço da pandemia no Brasil e lembrou que na última terça-feira (2/3), o país atingiu um número recorde de óbitos, chegando a 1.700 no dia.
Além disso, o Brasil está em segundo lugar no número de casos, perdendo apenas para os Estados Unidos. O secretário informou ainda que a cidade de Contagem possui um comportamento diferenciado na curva de transmissão do vírus em relação a transmissão no país.
Em janeiro e fevereiro, a cidade apresentou uma queda na taxa de transmissão por infectado (RT), que de 1,19 chegou a cair para 0,92. Também apresentou queda nas taxas de ocupação de leitos de UTI e de Enfermaria. Segundo Simões, o maior índice apresentado pelo município foi em julho do ano passado.
Além disso, explicou que apenas nos últimos 15 dias, houve um aumento da transmissão por infectado, com o índice de 1,10. “Com a Campanha “Pacto pela Vida” alcançamos resultados positivos. Isso indica que estamos no caminho correto, que é o caminho do diálogo. Mas, agora, é preciso redobrar a atenção e cumprir os protocolos sanitários de combate ao vírus. O país vive um momento crítico e Contagem tem que estar atenta”.
No município, de acordo com o diagnóstico da Secretaria Municipal de Saúde, o número de óbitos é maior entre as pessoas com comorbidades. As regiões que possuem maior transmissão do vírus são em primeiro lugar os principais centros comerciais, como Eldorado, Sede, Ressaca, seguido pelas outras regiões: Riacho, Industrial, Petrolândia, Nacional e Vargem das Flores.