Para oferecer mais qualidade na assistência prestada aos pacientes com covid-19, a Prefeitura de Contagem mantém em funcionamento o Hospital de Campanha (HCC), na estrutura do Hospital Santa Helena, no Eldorado. A unidade atua como suporte a rede de urgência e emergência do município, com atendimento 24h, para pacientes suspeitos e confirmados com o novo coronavírus. Contagem é uma das únicas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte a manter em funcionamento um hospital de campanha para os casos de covid-19. Segundo o secretário de Saúde, Fabrício Simões, a iniciativa está dentro da proposta da atual administração de prestar assistência com qualidade aos usuários do município. Além do atendimento que é feito no Hospital de Campanha, os casos de covid-19 também são atendidos no Hospital Municipal e nas unidades de urgência e emergência.
O HCC atende, exclusivamente, casos de covid-19, garantindo que a cidade de Contagem esteja preparada caso houver um aumento repentino nos números de casos. Segundo a gerente administrativa do HCC, Betânia Claudiano, a estrutura possui 104 leitos para covid, sendo 60 leitos de UTI e 43 leitos de enfermaria e um leito de decisão clínica para atendimento dos pacientes encaminhados pelo Samu.
Os usuários que apresentarem sintomas leves de covid-19 devem seguir o fluxo de atendimento procurando, primeiramente, a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Em casos de sintomas mais graves, o usuário deve procurar uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “O Hospital de Campanha garante a internação dos pacientes críticos e não-críticos. Esses usuários são transferidos para os nossos hospitais ou as UPAs da cidade”, afirma.
A rede de urgência e emergência do município está preparada para realizar o primeiro atendimento à população e promover a definição do tratamento, podendo o usuário ter alta para ir para casa, em caso de sintomas leves ou moderados, ou serem referenciados para internação no Hospital de Campanha, caso apresente um quadro mais agudo da covid-19.
A unidade hospitalar de campanha trabalha com um quadro de 375 profissionais, divididos entre os profissionais assistenciais (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais) e profissionais não-assistenciais, mas fundamentais para garantir a qualidade dos atendimentos (auxiliares de farmácia, farmacêuticos, agentes de higienização, auxiliares administrativos, copeiros) e os cargos administrativos.
Devido às normas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus, os familiares de pacientes internados não os visitam, mas recebem, diariamente, o boletim médico por telefone.
Projeto Reab
O Hospital de Campanha de Contagem e o Hospital Municipal são os únicos em Minas Gerais convidados para participar do Projeto Reab, que é uma parceria do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com o Ministério da Saúde, para tratar dos pacientes pós-covid no quesito de reabilitação. O HMC e o HCC são parceiros neste convênio e participam de reuniões periódicas para discutirem os indicadores apresentados pelos usuários desde a alta até ao acompanhamento do paciente na unidade de saúde. Além disso, o serviço social faz a interlocução com os usuários do projeto, para que todos saiam da unidade com consultas já agendadas na atenção primária. “Esse projeto tem funcionado muito bem. Com isso, os números de reinternação diminuíram como também as complicações de pacientes pós-covid”, finaliza Betânia.