Núcleo foi instalado no dia 16 de janeiro com o objetivo de auxiliar nas ações preventivas do período chuvoso
A Prefeitura de Contagem, por meio da Defesa Civil, realizou na tarde do último sábado (30/01), a primeira reunião do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) da Vila São Paulo. O encontro aconteceu na Escola Municipal Virgílio de Melo Franco.
O núcleo é formado por moradores da vila que, por meio do trabalho voluntário e solidário, auxiliam nas ações preventivas em áreas de risco, especialmente durante o período chuvoso. Eles ajudam a orientar e a prestar socorro mais imediato nas situações de calamidade e emergência. No primeiro encontro, a principal pauta foi ouvir esses moradores voluntários - escolhidos e nomeados no dia 16 de janeiro pela prefeita Marília Campos, em visita à comunidade, após fortes chuvas.
“É importante informá-los sobre a importância do Nupdec e os caminhos para solucionarmos os problemas que afetam as áreas de risco e de alagamento”, disse a diretora de Prevenção da Defesa Civil, Fabiane Dias. Na reunião, também foi feito um levantamento histórico da comunidade.
De acordo com o morador Marcus Vinícius, comerciante na Vila São Paulo há mais de 30 anos, toda vez que chove as casas e os galpões são inundados, gerando muito prejuízo aos moradores e comerciantes. “Quando o Rio Arrudas encontra o Córrego Ferrugem, a água fica represada e não tem passagem e nem saída, alagando tudo”, disse.
Moradora do bairro há 18 anos, Fabiana dos Santos Paes, contou que as inundações ocorridas no mês de janeiro causam imenso transtornos aos moradores do bairro e demais regiões. “Penso que é muito importante a participação da sociedade civil e do poder público para a construção de medidas para atender e compreender as demandas dos moradores da Vila São Paulo. Como isso nunca havia acontecido no nosso bairro, achei importante e necessário participar da reunião para fazermos ações mais assertivas e coletivas. Saio da reunião com bons sentimentos, pois sei que estamos sendo assistidos pelo poder público”.
A próxima reunião do NUPDEC será agendada e comunicada para o grupo representante da Vila São Paulo. Foi solicitado aos moradores para levem suas demandas e ideias para melhorar e sanar questões pertinentes da região.
Prevenção - prefeitura instala monitoramento sismológico na Vila Samag
A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, iniciou na sexta-feira (29/1), o Monitoramento Sismológico na Vila Samag, próximo ao Itaú Power Shopping. A ação foi iniciada após a solicitação da Defesa Civil e de moradores da região que relataram tremores na terra.
Devido ao período chuvoso de janeiro, o órgão público se prontificou a instalar o equipamento, que permite o monitoramento de ondas caso seja detectado algum tremor. Os técnicos do Monitoramento Sismológico acompanharão a movimentação do solo por 24 horas, durante sete dias.