A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), deu início as obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento Monte Cristo (UPA Monte Cristo), localizada no bairro Amazonas, regional Industrial. Orçada em R$6 milhões, a obra está prevista para ser executada em 12 meses.
A nova UPA terá dois pavimentos e capacidade para atender cerca de 350 pacientes por dia. Segundo explica o coordenador da obra, Joaquim Bento, o primeiro pavimento servirá para atendimento de pacientes e contará com posto de triagem, serviço de enfermagem e pediatria. O segundo pavimento terá copa, vestiários, sanitários, salas de plantão e setor administrativo. Além disso, o projeto do novo prédio prevê acessibilidade às pessoas com deficiência.
De acordo com o administrador da regional Industrial, Beto Diniz, o local onde será construída a nova UPA era um hospital que está desativado há aproximadamente 16 anos. “São anos sem um equipamento de saúde voltado à urgência na região. Atualmente, os moradores que utilizam o sistema público precisam se deslocar para receber atendimento em outra região. Com a nova unidade, isso não precisará mais acontecer, por isso, a população está contente e ansiosa pela conclusão desta obra, um investimento esperado pela nossa comunidade”, ressaltou.
A moradora Esmeralda Moreira, que reside no bairro Amazonas há 22 anos, contou que desde a desativação do hospital a população reivindica um novo equipamento. “ Além de facilitar a mobilidade de quem precisa de atendimento médico e mora na região Industrial, a nova UPA vai desafogar a demanda do equipamento de saúde da regional Eldorado, que era o local mais próximo. Estamos felizes com a conquista", celebrou.
Texto: estagiário Cezar Gomes sob supervisão de Nayara Vianna