O Dia Nacional de Doação de Leite Humano é comemorado hoje, 19 de maio. A data tem como objetivo incentivar a importância da doação deste alimento, considerado completo e suficiente para garantir o desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros seis meses de vida e continuado até dois anos de vida ou mais.
Para celebrar a data, as integrantes da Comissão Permanente de Aleitamento Materno do CMI fizeram fotos em apoio a doações de leite materno, o pedido é que Doe leite e doe vida. Segundo a presidente da Comissão Permanente de Aleitamento Materno do Centro Materno Infantil (CMI), Kátia Aparecida da Fonseca Barbosa, o leite materno, conhecido como alimento padrão ouro, é fundamental para ajudar salvar vidas e garantir a saúde para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso que estão internados e não podem receber o leite de suas mães.
Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) no CMIEm Contagem, há um Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) no CMI responsável por captar mulheres lactantes em boas condições de saúde e dispostas a fazer a doação. E, também em distribuir o leite aos recém-nascidos internados no CTI neonatal.
A unidade faz parte da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) e todo o leite arrecadado é encaminhado para o Banco de Leite Humano Augusta Resende Barbosa, em Betim, para análise, pasteurização e distribuição.
A técnica de enfermagem do PCLH, Suely Vieira Pereira, explica que a doação pode ocorrer mesmo com medidas de restrição de contato social para a prevenção da Covid-19 e não podem parar neste momento. “Estamos preparadas para lidar com a situação e tomando todas as medidas para garantir a segurança da doadora e do insumo coletado. Hoje, além dos potes esterilizados fornecemos máscaras e gorros para as doadoras,” destacou.
Doação de leite em Contagem
O Posto de Coleta de Leite Humano em Contagem funciona dentro do Centro Materno Infantil (CMI), Av. João César de Oliveira, 4495, bairro Cinco. No local, gestantes e as mulheres que amamentam são orientados sobre a ordenha, cuidados com as mamas e como doar leite.
A arrecadação das doações acontece uma vez por semana em domicílio, de segunda a quinta-feira, pela manhã após cadastro via telefone ou presencialmente no PCLH. São dadas orientações e materiais como potes esterilizados, máscara e gorros às doadoras.
As interessadas em fazer a doação de leite podem ligar e se cadastrar pelo telefone 3363-5300, ramais 244 e 249.