Começou, nesta segunda-feira (11), a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra em Gripe, em Contagem. As Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) estarão abertas das 8h às 16h30.
A enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria da Conceição, Elza Helena, ressaltou que, apenas neste primeiro dia da terceira etapa, mais de 150 pessoas foram vacinadas. “Essa vacina é muito importante para a prevenção da gripe, principalmente nesse período de baixas temperaturas". Elza ressaltou ainda que o morador (ou responsável) pode ligar para as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) para saber o melhor horário para vacinar com objetivo de evitar aglomeração. “É necessário o documento que comprove a idade e, além disso, os funcionários da saúde deverão comprovar que atuam na área”.
A terceira fase será dividida em duas etapas. A primeira se inicia no dia 11 de maio, atendendo ao público: pessoas com deficiência, gestantes, puérperas (até 45 dias) e as crianças de seis meses a menores de seis anos. Já a segunda etapa, terá inicio em 18 de maio, que incluem os professores das escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade.
Vele lembrar que durante este período todas as pessoas que pertencem aos outros grupos prioritários e não se vacinaram podem procurar os postos de vacinação. A previsão é que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termine no dia 5 de junho.
Segundo a Assessora Técnica da Central de Imunização da Secretaria Saúde, Fernanda Elisa, as 52 duas salas de vacina nos oito Distritos Sanitários estão vacinando contra a Influenza. “Ressaltamos que a vacinação para todos os grupos prioritários se estenderá até o final da campanha”.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Contagem recomenda aos moradores ligar para as unidades de saúde antes de irem ao locais.
Atenção:
Todos os profissionais, motoristas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, trocadores, profissionais da Saúde, professores, profissionais das forças de Segurança, funcionários do sistema funcional devem apresentar comprovação.
Grupos prioritários: