Nesta semana, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), iniciou os serviços de fundação do Viaduto Teleférico. A previsão é que as obras sejam concluídas em 12 meses, conforme cronograma executivo. Os investimentos são de R$15 milhões, originados de financiamento do município junto a Caixa Econômica Federal, sendo escopo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Mobilidade).
O coordenador de Obras de Artes Especiais, Thiago Leite, explica que na primeira fase da obra serão executados a infraestrutura do viaduto com 128 estacas raiz; reforço do pavimento do acostamento que servirá como faixa de rolamento em substituição às faixas próximas ao canteiro central, nos dois sentidos da BR 040; serviços de terraplenagem; drenagem e demais atividades contempladas neste início de obra.
Além de diminuir o tempo de deslocamento entre as regionais Ressaca e Eldorado, o principal objetivo do Viaduto Teleférico é permitir a funcionalidade do Corredor Ressaca.
Corredor Ressaca
O novo corredor terá nove quilômetros de extensão, englobando as avenidas Severino Ballesteros Rodrigues, João Gomes Cardoso, Teleférico, Babita Camargos e General David Sarnoff. Essa ligação vai facilitar o acesso entre as regionais Ressaca, Eldorado e Industrial, a Nacional, contemplando 121 bairros e mais de 230 mil pessoas. É um importante avanço na mobilidade urbana e trará significativos benefícios na circulação do trânsito na região, o impacto será sentido em toda cidade