Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Superintendente de Políticas Públicas para Mulheres de Contagem, Gê Nogueira, participou da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Contagem, na última terça-feira (10/3). Representando a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, a superintendente discorreu sobre a importância das pautas femininas e desafios da mulher. Gê Nogueira também citou o lançamento oficial, pelo prefeito Alex de Freitas, do Protocolo de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência no Município de Contagem e do Botão do Pânico.
“Para o dia oito (8) de março existir, muitas mulheres foram mortas e torturadas. Então, não nós acostumamos, enquanto mulheres que trazem a pauta, comemorar essa data, contudo, acreditamos que esse é um momento de avaliação e reflexão. Na nossa cidade, um dos nossos desafios é fazer um combate firme, com uma equipe multidisciplinar com psicólogo, advogado, assistente social, entre outros, que garantam um atendimento humanizado e eficaz. A violência precisa ser combatida”, ressaltou Gê Nogueira.
Na ocasião, a superintendente agradeceu a Casa Legislativa pela aprovação, no final de fevereiro, do Projeto de Lei nº 038/19, de autoria do Poder Executivo. “Agradeço a todos os vereadores, em especial a Glória da Aposentadoria e a Silvinha Dudu, mulheres que votaram para que o Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica (Ceam Bem-Me-Quero) se transforme em uma política pública consolidada por lei no município”.
Os vereadores parabenizam o trabalho da superintendente na cidade. “Essa casa está de portas abertas para a superintendência. Sei que a cidade tem tido o amparo de vocês e desejo tudo de bom”, disse a vereadora Glória da Aposentadoria. “Parabenizo você, Gê, e toda a sua equipe por todas as iniciativas e trabalhos que desenvolvem em prol da proteção e valorização da mulher. O dia oito é uma data para lembrar do valor da mulher para todos nós”, comentou o vereador Pastor Itamar.
Gê Nogueira agradeceu o espaço e oportunidade de falar na Tribuna Livre e deixou sua palavra de companheirismo e apoio de toda equipe. “Agradeço muito ao secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, pela confiança e por sempre nos dar total apoio, além da autonomia para trabalhar. Estar aqui representando esta pasta de políticas públicas para mulheres é estar sob a confiança de várias pessoas, então só tenho a agradecer. O nosso trabalho é buscar a garantia de direitos e menos desigualdade”, disse, Gê.
Prefeitura lança novas ações
O Botão do Pânico é um equipamento, já implementado pelo governo do Espírito Santo (ES), que diminuiu significativamente os crimes e as agressões contra as mulheres. É um dispositivo eletrônico de segurança preventiva que possui GPS e gravação de áudio.
Quando acionado, o equipamento emite um alerta para que a vítima seja socorrida pela Guarda Civil e Polícia Militar. Para implementar o projeto na cidade, foi firmada uma parceria entre o município e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), na qual estabeleceu-se que Contagem seria responsável pela aquisição do botão e o TJMG pela avaliação e seleção dos casos com prioridade para recebê-lo”.
Ceam Espaço Bem-Me-Quero
Atendimento à mulher em situação de violência
Disponível atendimento psicológico e orientação jurídica
Endereço: rua José Carlos Camargos, 218, Centro
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: 3352-754