Com o objetivo de ampliar o atendimento à saúde do trabalhador, a Unidade Básica de Saúde - UBS São Luiz II abriu as portas na última segunda-feira (25), das 17h às 20h. A iniciativa inovadora buscou atender pacientes que trabalham no horário comercial e não possuem disponibilidade para ir à UBS.
O funcionamento em caráter especial da unidade faz parte do calendário do Novembro Azul, o mês é dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Foram atendidos 12 homens. Eles receberam orientações sobre a prevenção ao câncer de próstata, realizaram exames preventivos, além de encaminhamentos para urologista e planejamento familiar. Segundo a enfermeira da UBS São Luiz, Ravena Rielly, a proposta de atender trabalhadores foi um sucesso. “Muitos não querem ou não podem faltar ao serviço, não gostam de levar atestado, por isso, não cuidam da saúde devido ao horário do trabalho”.
Ravenna destacou que os paciente pediram que, pelo menos uma vez por mês, a UBS funcione à noite. “Vamos levar essa proposta para o distrito e tentar implementar essa iniciativa”, disse a enfermeira.