As ações no Mês da Consciência Negra, em Contagem, têm ganhado destaque no município e em outras cidades. Devido à notoriedade, a empresa Belgo Bekaert Arames, localizada no bairro Cidade Industrial, entrou em contato com a Superintendência de Políticas para Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, para realizar uma roda de conversa com seus funcionários. O encontro reuniu mais de 150 pessoas, na segunda-feira (18), no auditório da empresa. Ao final, o público se encantou com a apresentação cultural do grupo “Arturos Filhos de Zambi”.
Para falar sobre o tema, a integrante do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Contagem, Maria Zenó, também esteve presente. Foram discutidas questões importantes como a discriminação, o preconceito, importância da inclusão e da igualdade racial. O superintendente de Igualdade Racial Jorge Antônio dos Santos falou sobre o momento na empresa. “Falamos aos funcionários sobre a superintendência e as ações desenvolvidas, as diversidades culturais, a realidade do povo negro em relação ao racismo, preconceito e desigualdade racial, sobre as políticas públicas culturais existentes no município. Abordamos o tema da diversidade de gênero e cultural, e focamos também na questão da saúde da população negra”, contou.
“Sentidos nesse diálogo que várias pessoas não tinham muito conhecimento dos assuntos que foram abordados, então nos colocamos a disposição de darmos continuidade sobre o tema para que o público conheça de perto e tenha contato com uma das comunidades mais tradicionais do município, que é a dos Arturos. Só tenho a agradecer o convite e dizer que o encontro foi muito bom e proveitoso. Ações como essas é um exemplo para que aconteça em outras instituições e em outras empresas. Temos que desenvolver essas ações em vários setores, pois trabalha com humanidade”, afirma Jorge.
A analista de comunicação da empresa, Cláudia Temóteo, explica que essa ação está dentro de um projeto para trabalhar a questão da diversidade dentro da empresa. “Acreditamos que quanto mais diversa a empresa é, mais ela tem chances de ser inovadora. O Jorge e a Zenó trouxeram várias informações novas e fez com que os empregados pensassem no assunto e trouxessem esse tema para a empresa que é tão relevante. Sobre o tema diversidade, sempre que possível vamos convidar profissionais especializados da Prefeitura para tratar dos assuntos com nossos empregados. Só conseguimos ter uma vida melhor se tivermos respeito, proximidade com as pessoas, além de engajar as pessoas cada vez mais nessas causas”, disse Cláudia.
Durante todo o bate papo, os funcionários interagiram e tiraram dúvidas com o superintendente e a conselheira. Para Wellington de Menezes, empregado da Belgo Bekaert, o respeito as diferenças é a chave do tema diversidade. “Eventos como esse da consciência negra, fazem com que fortaleceremos a importância da mudança cultural na empresa”, disse.