Corpos femininos e suas sinuosidades, sejam pescoços ou ombros sutilmente à mostra, na magreza de costelas salientes, ou em quadris fartos e largos que se insinuam na silhueta de uma saia. Todas essas curvas, ondulações e muito mais podem ser conferidas na Exposição “Sinuosas”, das artistas plásticas Eliz Machado Dias e Zanne Neiva, na Galeria do Centro Cultural de Contagem (Casa Amarela).
A abertura oficial da exposição ocorreu na terça-feira (19) e contou com a presenças das artistas e do público em geral. O objetivo da mostra “Sinuosas” é despertar a atenção do observador para as curvas e movimentos presentes na vida e, em particular, naquilo que remete ao feminino. A exposição está aberta à visitação de 18/11 a 13/12, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
As pinturas foram concebidas por Zanne Neiva especialmente para integrar a exposição. Já as esculturas que têm Eliz Machado Dias como autora existiam anteriormente e foram reunidas para integrar a parceria de Eliz com Zanne. A mostra estabelece um diálogo visual e conceitual entre as duas artistas e suas obras, por meio do ondulante e das curvas presentes telas e esculturas, concebidas por técnicas e materiais como tela, tinta acrílica, textura, corte, dobra, solda, relevo e chapa de carbono oxidado.
O resultado é uma mostra em que pinturas e esculturas fluem e bailam por meio de curvas e do ondulante, sempre remetendo ao universo feminino.
As esculturas de Eliz, que sempre utiliza chapa de ferro, recorte manual e solda em seus trabalhos, são caracterizadas por formas estilizadas, em uma interpretação sintética da figura feminina, ressaltando as curvas e movimentos do corpo. “Me inspirei, por exemplo, em acrobatas do Cirque du soleil, em uma uma grávida, em chamas de fogo”, explica Eliz.
Já Zanne conta que tem na pintura sua linguagem de trabalho, que busca retratar em suas composições o romântico, o cotidiano e que, para esta exposição, também se inspirou no trabalho de Eliz. “No meu processo, busquei retratar mulheres de forma solta, sinuosa. Embora eu já tenha feito trabalhos sobre figuras humanas, foi inédito para mim desenhar mulheres”, diz Zanne, que criou, para a exposição, figuras femininas sensualizadas em situações intimistas.
Todas as peças em exposição estão à venda e podem ser adquiridas com o "marchand" Aguinaldo de Souza, responsável pela comercialização dos quadros e esculturas expostos na mostra. “Os preços variam de R$ 2,4 mil a R$ 6 mil”, disse o especialista.