Em comemoração ao Dia da Mulher Negra e como parte da programação do Congresso Mineiro de Direitos Humanos e da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, realizou no sábado (27) o Prêmio Eugênia Francisca com o objetivo de estimular a inclusão social das mulheres negras. Foram escolhidas 12 mulheres que se destacaram, em Contagem e outros municípios, por relevantes serviços prestados em políticas de promoção de igualdade racial e enfrentamento e combate ao racismo.
O evento aconteceu na comunidade dos Ciriacos, na Ressaca. Representando o grupo, Antônio Muniz, conhecido como Sô Toinzinho, destacou a importância do prêmio. “Uma felicidade imensa esse prêmio, que homenageia minha esposa que nos deixou a treze anos". O superintendente de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Jorge Antônio dos Santos, reforçou a representatividade desse prêmio. “O intuito é dar visibilidade a mulheres que deixaram um legado na luta da promoção e igualdade racial”. Já Maria Zenó Soares da Silva, homenageada pela Defesa de Direito à Saúde da Mulher Negra, destacou que era um sonho receber esse prêmio. “Participei da construção desse prêmio e sempre almejava receber, pois sei de seu significado”, destacou.
Efigênia Francisca Martins Muniz
Efigênia Francisca Martins Muniz nasceu em 20 de novembro de 1947 e faleceu em março de 2006. Natural de Cristiano Otoni, veio para Contagem ainda criança, morava na comunidade dos Ciriacos, onde conheceu senhor Antônio Muniz ( Sô Toinzinho), com quem se casou e teve oito filhos, 12 netos e oito bisnetos. Efigênia, também, criou mais seis filhos adotivos. Liderança nata, organizava todas as festas de congados, atuava sempre na defesa das mulheres.
Confira as mulheres e as modalidades homenageadas:
Políticas para as Mulheres: Larissa Amorim Borges
Resistência Quilombola: Maria das Mercês da Silva Soares
Defesa de Direitos e Combate à Violência Contra a Mulher: Dalila de Souza Reis
Defesa de Direito a Saúde da Mulher Negra: Maria Zeno Soares da Silva
Atividades Culturais: Lidiane Oliveira
Atuação na Área da Educação: Rosângela Silva
Congados: Francisca Diniz Leandro
Religiões de Matriz Africana: Mãe Ana Lúcia Costa
Juventude: Daphinne Tamires Nogueira
Pessoa Idosa: Maria Fontana
Pessoa com Deficiência: karoline Moreira Silva
Hip Hop: Sirlene Ferreira Gomes