O Movimento Transformar Contagem promoveu palestra no auditório da Casa dos Conselhos sobre “O Trabalho Voluntário”, ministrada pelo filósofo e secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino. O coordenador do Transformar Contagem, Pedro Pimenta da Veiga, abriu o evento destacando a importância da participação e do trabalho dos voluntários.
“É mais um momento para atrair voluntários e fortalecer o vínculo entre instituições, governo e a sociedade. Esse bate papo ajudará as pessoas que precisam cada vez mais de incentivo para continuar a contribuir de forma efetiva, doando parte do seu tempo para os mais necessitados”, disse.
Marcelo Lino falou sobre o trabalho voluntário por meio de exemplos que ele mesmo viveu, mostrando o quão gratificante é fazer parte de uma causa nobre e beneficiar toda uma sociedade, que necessita de pessoas proativas, que tenham vontade de fazer a diferença e tornar o mundo um lugar melhor e mais sustentável. “É preciso cada vez mais que as pessoas se doem a uma causa nobre pela qual se identifique e possa torna-se protagonista nesta mudança e melhoria na qualidade de vida de quem precisa ser ajudado”, destaca.
A idealizadora do Projeto Resgate, Sara Ani, ressalta que qualquer pessoa pode ser voluntária, independentemente do grau de escolaridade ou idade, bastando ter boa vontade e responsabilidade. “A doação ao próximo ou à comunidade é significativo para construção de uma sociedade mais igualitária e solidária. Seja doando seu tempo, sua experiência, seu conhecimento, seu amor. O importante é doar”.
Segundo a voluntária e idealizadora do “Sopão do Amor”, Carolina Leite, quem quiser participar do projeto basta estar disposto a ajudar, ter boa vontade e dedicação. “É a demonstração de que podemos estar mais próximos das pessoas que necessitam, ver sorrisos e a gratidão que proporcionamos a muitas famílias. Trata-se de um sentimento de solidariedade e de amor ao próximo”, define.