Em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. É por meio das doações de sangue e hemocomponentes que vidas são salvas nos hospitais e nas unidades de urgência e emergência do mundo inteiro.
No Complexo Hospitalar de Contagem, a Agência Transfusional é o setor responsável por gerir todas as atividades relativas às transfusões de hemocomponentes do Hospital Municipal de Contagem (HMC), Centro Materno Infantil (CMI) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s). A unidade está conveniada ao Hemominas de Belo Horizonte e Betim.
Localizado no corredor principal do HMC, o departamento mantém abastecido o estoque de sangue e hemocomponetes, recebe solicitações de transfusão, coleta amostras de sangue no paciente, faz testes pré-transfusionais, executa procedimentos especiais em hemocomponentes e libera esses hemocomponentes para transfusão.
A Agência funciona 24 horas e são feitas 600 transfusões por mês. O local é equipado com geladeiras para manter o material resfriado e equipamentos específicos para procedimentos de hemoterapia e análises sanguíneas.
A equipe é formada por técnicos em patologia e enfermagem, bioquímicos e uma médica responsável pelo setor. Dois colaboradores trabalham na captação de doadores de sangue junto aos familiares de pacientes que necessitam de transfusões para que os Hemocentros possam abastecer a Agência.
A coordenadora da Agência Transfusional do Complexo Hospitalar de Contagem, Andrommeda Luciana Couto Moreira, ressalta que a doação de sangue é uma ação solidária e voluntária, que todos podem fazer regularmente, colaborando para que muitas pessoas sobrevivam.
Interessados podem agendar a doação de sangue pelo site do Hemominas ou procurar o hemocentro mais próximo.