A Secretaria de Saúde promoveu, na sexta-feira (7), um curso de capacitação para os profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC). As equipes receberam orientações e diretrizes para os atendimentos aos pacientes que apresentarem os sintomas da febre maculosa, sarampo e caxumba.
A médica infectologista Tânia Marcial destacou quais ações devem ser realizadas se chegarem casos de pacientes com suspeita de febre maculosa, que está ocorrendo principalmente no bairro Nacional: “Os exames de laboratório que devem ser solicitados e coletados, além da classificação do paciente para que possa começar o tratamento com antibiótico, para evitar que a pessoa evolua para as formas mais graves da doença”, afirma.
O diretor de Vigilância e Controle de Zoonoses, José Renato de Rezende Costa, explicou as medidas que estão sendo tomadas, juntamente com a Prefeitura de Belo Horizonte, sobre o surto de febre maculosa na regional Nacional: “Além de combater os carrapatos no terreno, com aplicação de cal, estamos pulverizando os cavalos com carrapaticida”.
Segundo a coordenadora de Enfermagem do Complexo Hospitalar, Betânia Claudiano de Oliveira, é relevante para os profissionais esse tipo de capacitação. “Estamos vivendo um momento em que várias doenças temáticas estão em evidência, então esse treinamento veio para fortalecer e capacitar, a ponto de termos uma equipe qualificada na ponta para fazermos os atendimentos e diferenciar essas doenças”, declara.
O gerente-geral da UPA Vargem das Flores, Wanderson de Oliveira, também aprovou a iniciativa da Secretaria de Saúde, ainda mais para os profissionais das UPAs que recebem um fluxo de pessoas muito grande diariamente. “Nós recebemos por dia 400 pacientes e entre eles pode haver algum paciente com suspeita de maculosa ou de sarampo. Essas capacitações são essenciais para a nossa equipe. Sempre”, conclui.
Fique atento aos sintomas
Em caso de apresentar quaisquer sintomas de febre maculosa, caxumba ou sarampo, é recomendado que o paciente procure a Unidade de Saúde mais próxima para que o tratamento possa ser administrado o quanto antes. Lembrando que a Unidade Básica de Saúde do Nacional é referência no tratamento dos pacientes com suspeita de febre maculosa da região.
Sintomas da febre maculosa
· Dores locais nas articulações, no abdômen ou nos músculos
· Febre, calafrios ou perda de apetite
· Náusea ou vômito
· Erupções na pele ou manchas vermelhas
· Dor de cabeça, erupção nos pés e nas mãos, sensibilidade à luz ou vermelhidão nos olhos
Sintomas do sarampo
· Manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés
· Febre
· Tosse
· Mal-estar
· Conjuntivite
· Coriza
· Perda do apetite
· Manchas brancas na parte interna das bochechas
Sintomas de caxumba
· Inchaço e dor nas glândulas salivares, podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles
· Febre
· Dor de cabeça
· Fadiga e fraqueza
· Perda de apetite
· Dor ao mastigar e engolir
Sintomas da rubéola
· Febre até 38ºC
· Secreção nasal, tosse e espirros
· Dor de cabeça
· Mal-estar
· Gânglios aumentados, especialmente próximos ao pescoço
· Conjuntivite
· Manchas vermelhas na pele que causam coceira
Texto da estagiária Milla Silva, sob supervisão de Lucas Santos