Para encerrar com chave de ouro as comemorações dos 21 anos do Centro Cultural de Contagem, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, promoveu, no sábado (27), o "Vem Brincar no Centro Cultural", na Praça da Jabuticaba. O evento teve atrações para o público infantil e toda a família. Quem esteve presente se divertiu com a Turma do Contagito e Mestre Amâncio, Roborracha, Grupo Trama, Bambulino e Grupo Kyrius, Bateria que Educa, Container com Letras e no Laboratório de Desenho com Hyvall e Espaço Kids.
O coordenador-geral do Centro Cultural, Emerson Silva, afirma que a cultura e a arte são a maior socialização e vêm para complementar a educação: "Nós queremos arte e cultura para o entorno do Centro Cultural, para dar oportunidade não só à população de vir participar, mas para o artista da cidade de mostrar seu trabalho e ter um palco aberto. Escuto muito do artista da nossa cidade que ele não tem uma oportunidade, então agora, com este governo, essa gestão cultural, a orientação é abrir espaço para o artista da cidade e promover a arte e cultura de qualidade para a população. E, através isso, trazemos saúde, educação, socialização".
De acordo com o diretor de artes visuais da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Fernando Penido, essa foi uma das ações em comemoração aos 21 anos do Centro, que é formado pela Casa Rosa (biblioteca), Casa Azul (teatro) e Casa Amarela (galeria de artes). "Todas as atividades são gratuitas e oferecidas pela Secretaria de Cultura. Estamos com uma ação para otimizar as casinhas do Centro Cultural, então, ao longo do ano, teremos várias atividades, gratuitas, como cursos e oficinas, voltadas para o público em geral, para fomentar a cultura de Contagem", anunciou.
"Estou adorando aqui. Já vi o filme do Contagito e achei muito legal, pois filma em Contagem e fez com que eu conhecesse muitas coisas da cidade", disse Luíza, 9 anos. De acordo com a tia Andrea Matioli, sua sobrinha ficou sabendo do evento na escola e a chamou, junto com sua mãe, para passarem a manhã na Praça. "Acho muito interessante esse tipo de evento. Quando cheguei aqui, já vi a placa do evento "Quinta Cultural" e já quero vir no próximo. São eventos e momentos que deixamos de privilegiar, por falta de tempo ou outro motivo. Mas agora vou ficar mais atenda para vir nos próximos", afirmou.
Centro Cultural
No dia 30 de abril comemoram-se os 21 anos do Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Mattos, referência do Patrimônio Artístico, Arquitetônico e Cultural da cidade. Inaugurados em 1998, após passar por intenso processo de restauração, os três casarões erguidos nos séculos XVIII e XIX são os exemplares mais marcantes da época setecentista.
Localizados na rua Doutor Cassiano (antiga rua da Calçada), os imóveis pertenciam à família Rocha, de acordo com os registros e documentos, e conjugavam as funções comercial e residencial no aproveitamento e no uso dos espaços físicos, muito comum no passado histórico do município.
No local, funciona o Centro Cultural de Contagem, abrigando galeria de arte, teatro, salas multiuso e salas de aulas para cursos de artes, além de oferecer oficinas e eventos durante o ano. Em 2008, a Biblioteca Pública Municipal Doutor Édson Diniz, criada pela Lei 93, de 29 de agosto de 1952, e efetivada em 1º de janeiro de 1953, foi transferida para a Casa Rosa.
Endereço: rua Doutor Cassiano, 102 - Centro
Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, de 8 às 17h