Mais de 70 pessoas participaram da “Roda de Conversa – Comer, Sentir e Ser: Um Outro Olhar Sobre o Autismo”, sábado (6), no auditório da OAB Contagem, promovida pelo grupo de Apoio ao Autista, Pais e Familiares de Contagem (Amais Contagem), em parceria com a Prefeitura Municipal. O objetivo do encontro foi esclarecer sobre o transtorno e pedir integração, respeito e tratamento adequado.
Os participantes receberam cartilhas com informações de comportamento e característica do autista. O bate-papo contou com a participação de profissionais de quatro áreas diferentes: psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição.
Para Dayse Lima, mãe de uma criança autista e vice-presidente do Amais Contagem, eventos como este são extremamente importantes para a conscientização. “É um universo desconhecido para muitas pessoas. O amor é o único sentimento que pode possibilitar que a inclusão aconteça de fato. Por isso, promovemos encontros, palestras e manifestações, com o intuito de chamar a atenção da sociedade, entender, perceber e cuidar das pessoas com autismo”, ressalta.
A psicóloga comportamental Débora Louyse Almeida lembra que a falta de informação é a principal dificuldade da integração dos autistas e que, por isso, ocorre o preconceito. “Promover esta conversa em Contagem é fundamental para quebrar paradigmas e conscientizar a população e incentivar a busca pelo acompanhamento para promover a inclusão como um todo”, salienta.
A roda de conversa foi um dos eventos realizados em Contagem para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. No domingo (7), houve também uma carreata com a presença de ciclistas e automóveis guiados por familiares de pessoas autistas. Eles fizeram o trajeto da Praça da Jabuticaba, na regional Sede, até a Praça da Glória, no Eldorado, com mensagens de respeito ao transtorno e combate ao preconceito.