A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) desenvolve um projeto-piloto que tem como objetivo consolidar as Diretrizes para Política de Educação Inclusiva em Contagem. As ações são divididas em três etapas. A primeira consiste na triagem, que vai traçar o perfil e as necessidades dos estudantes. Já a segunda fase vai destrinchar o histórico familiar do estudante. E, por último, professores são capacitados para construir um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), o qual vai auxiliar o aprendizado dentro e fora da sala de aula. Em Contagem, existem 1.245 pessoas com deficiência matriculadas na Rede Municipal de ensino. “A concepção do projeto é em função da demanda da Rede. Temos a obrigação legal de desenvolver o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e queremos garantir que todo estudante portador de deficiência matriculado nas escolas municipais e Umeis tenha um PDI para subsidiar sua trajetória escolar”, diz a Superintendente de Projetos Especiais e Parcerias, Ludmilla Skrepchuk Soares. Atualmente, o projeto é desenvolvido em nove escolas do município, contemplando todas as regionais. A proposta da equipe de Superintendência é ampliar o mapeamento. “A proposta é que, a partir do segundo semestre de 2019, possamos ampliar para mais quatro escolas em cada regional”, conclui Ludmilla Soares.









