Os idosos contagenses que participam de atividades e ações em núcleos do Programa Vida Saudável, Centros de Referência do Idoso, grupos de convivência, bailões e oficinas de artesanato participaram dos últimos momentos do ano em confraternizações em seus respectivos locais de atendimento. Conforme o relatório 2018 da Superintendência dos Idosos de Contagem, são 13.500 idosos (11% da população idosa do município) atendidos, mais 2006 beneficiários dos 18 núcleos e subnúcleos do Programa Vida Saudável.
No Centro De Referência Do Idoso - Espaço Bem Viver Mário Covas, por exemplo, localizado no bairro Nossa Senhora do Carmo, mais de 300 pessoas se reuniram para um almoço, na última quarta-feira (19). Esteve presente o vice-prefeito William Barreiro, o secretário municipal de Direitos de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, o subsecretário, Ricardo Cidadão, alguns vereadores e centenas de idosos e funcionários do Espaço. “Fizeram um fechamento do ano e foi um sucesso, graças a Deus. Conseguimos fechar com chave do ouro um almoço para 300 pessoas, com o apoio da OSC Projeto de Vida, a farmácia Droga Norte e todos saíram satisfeitos”, disse o coordenador do Espaço, Alexandre Camilo.
Outro grupo de idosos que realizou a festança foi o do núcleo São Joaquim do Programa Vida Saudável. A confraternização aconteceu na última quinta-feira (20). “Nosso grupo é muito voltado à prática de atividade física e oferecemos ginástica funcional, dança, entre outras atividades. Nosso ano foi bastante desafiador e recebemos muitas pessoas ao longo desses meses. Temos idosos de até 94 anos e todos são bem participativos. A festa de confraternização foi ótima. Os idosos participaram do amigo oculto e puderam levar familiares”, disse a coordenadora do núcleo, Naara Adrian.
Antenor, 76 anos, beneficiário do núcleo São Joaquim, disse ser uma experiência única a convivência com o grupo que, segundo ele, de pessoas maravilhosas, que o ajudaram muito. “Estava passando por um quadro clínico semidepressivo, quando fui aconselhado a praticar caminhada e exercícios físicos. Foi aí que me deparei com a "academia da cidade" e, depois, a convite de uma colega do grupo, passei a frequentar o Vida Saudável, onde fui muito bem acolhido”, disse.
Outra beneficiária do Programa Vida Saudável é Dalmira Alves, 59 anos. “A confraternização que tivemos foi ótima e muito gratificante. A turma está cada vez mais unida. Tive o privilégio, mais uma vez, de participar com a culinária, e todos elogiaram a comida. Isso significa que a união faz a força. Saber que podemos contar com essa turma e com todas as programações é muito bom. Então gratidão ao nosso bom Deus por essa linda família que formamos”.