Na manhã desta terça-feira (23), foi realizada mais uma reunião ordinária do Comitê de Fiscalização de Contagem (Comfisc). Uma inovação em Contagem, o grupo reúne todos setores relacionados à demanda e à fiscalização como o meio ambiente, obras, posturas, limpeza urbana, Transcon, Guarda Civil, Copasa, Instituto Estadual de Florestas (IEF), entre outros, com o objetivo de integralizar todas as demandas do município que necessitam de ações em conjunto.
O coordenador do grupo, major Davidson Júnior Gonçalves Tavares, explica que o Comfisc é uma iniciativa para que os problemas sejam resolvidos com mais agilidade. “Aqui, a gente escuta as demandas das regionais, define os responsáveis, o modo de agir e a data para resolução do problema. O ponto principal é a agilidade com que conseguimos resolvê-los. Cito como exemplo a retomada de um terreno de mais de 20 mil metros quadrados que foi efetivada a partir de operações do Comfisc”, explica.
Representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Eric Machado, superintendente de Controle Ambiental, conta que muitas das dificuldades são resolvidas com o apoio dos outros setores. “Temos representantes de diversos setores. Então, fica muito mais fácil para resolver as ações mais complicadas de fiscalização. Nos reunimos e combinamos uma ação conjunta, quando isso é necessário. Nós colaboramos com situações de outras secretarias e elas também nos ajudam em nossas demandas.”
As reuniões são semanais e ocorrem sempre no Centro Integrado de Defesa Social. As ações definidas na reunião são efetivadas na mesma semana, o que confere agilidade na resolução dos problemas levantados.
Entrevista
Antes da reunião, Eric Machado concedeu uma entrevista às estudantes Isabela Cristina e Samara Louback, alunas do segundo ano da Escola Estadual Professora Maria Coutinho, localizada no bairro Alvorada, em Contagem. Na pauta, a poluição hídrica e as formas de evitá-la.