O Centro de Referência Especializado em Assistência (Creas) Ressaca/Nacional promoveu uma palestra para as mulheres, que frequentam o espaço, sobre Previdência Social. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (11), na sede do Núcleo de Incentivo à Cidadania (Nic), entidade parceira da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O palestrante e coordenador do Núcleo de Educação Previdenciário do INSS Contagem, Antônio Cláudio, durante sua explanação, esclareceu dúvidas a respeito de aposentadoria, auxílio doença, pensão e salário maternidade por exemplo. “Nosso objetivo é disseminar conhecimento em relação aos direitos e deveres para ter acesso aos benefícios previdenciários.
Lucia Alves Guedes, 49 anos, moradora de Contagem, destaca que foi uma palestra muito importante para o grupo Vitória Régia, como é chamado. Segundo ela, a maioria das mulheres presentes ainda não tinham conhecimento dos direitos previdenciários que cada uma possui. “Nós somos sempre a mais prejudicadas, principalmente as donas de casas que ficam presas na vida corriqueira, cuidando dos filhos. Com isso, não sobra tempo para buscar informações. Daí a importância desse momento”, contou.
Alerta
Como o assunto foi Previdência Social, vale um alerta aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), conhecido também por Loas. Em Contagem, segundo dados apurados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, há cerca de 13 mil usuários que ainda precisam ser cadastrados no CadÚnico. O prazo é até dezembro de 2018. E caso não seja feito, o benefício será suspenso a partir de janeiro 2019.
os endereços dos locais, horários e a documentação necessária para fazer a inscrição.