A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), inaugurou o novo Centro de Referência de Logística Reversa, no bairro Bela Vista. O ponto será um local correto para o descarte de aparelhos eletrônicos e de futura geração de renda para a comunidade.
Durante a inauguração estiveram presentes autoridades municipais e estaduais. O espaço, que antes estava fechado, recebeu um investimento de R$ 200 mil na reforma, pintura e pequenas melhorias.
Com o prédio todo revitalizado, a Associação Comunitária do Bairro Bela Vista (Ascobev) vai ter um novo local de descarte e segurança para aparelhos eletrônicos e para a geração de renda, por meio da venda de peças que poderão ser reaproveitadas por empresas compradoras. “Ter um ambiente ecologicamente correto ao descarte de peças eletrônicas e extrema importância para Contagem. Hoje sabemos que alguns itens que estão nos aparelhos celulares, TVs, computadores etc, dão um impacto negativo ao meio ambiente e o nosso Centro vai ajudar na preservação e dar fonte de renda aos trabalhadores”, explicou o superintendente de Resíduos Sólidos da Semad, João Batista.
Os convidados puderam fazer um tour pelo espaço e conhecer o tipo de material que já está sendo recolhido. Todos ficaram contentes pela ação promovida da Semad e por saber que hoje a cidade está sendo pioneira no controle de logística reversa.
Já nesta semana, a Semad promoverá cursos de capacitação no local, em parceria com o Instituto de Referência em Resíduos (IRR). O objetivo é educar os catadores e moradores locais sobre o manejo dos materiais eletroeletrônicos e da maneira certa de lidar com os resíduos. “O mais importante é fazermos essa conscientização nesse trabalho coletivo. Nós temos que usufruir dos produtos que trazem o bem-estar diário, mas também devemos ter a responsabilidade na hora de fazer o descarte de maneira correta”, finalizou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Wagner Donato.