Por que as obras na avenida João César de Oliveira são necessárias?
As obras precisam ser feitas para que o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) possa começar a funcionar. A via onde estão localizadas as estações possui relevos e, por isso, é necessário fazer ajustes na pista. Assim, os ônibus poderão parar direitinho ao lado das estações para que os passageiros possam entrar e sair com segurança.
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As estações de ônibus que estão na avenida João César de Oliveira foram construídas corretamente?
Sim, as estações do SIM foram construídas seguindo todas as regras da lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência e da BNT NBR 9050:2015 - (Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR) estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ) - que é uma norma brasileira que estabelece critérios e parâmetros técnicos para acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
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Por que as obras estão sendo realizadas agora?
Estas obras já estavam previstas no projeto original. Elas foram planejadas separadamente da construção das Estações de Transferência com o objetivo de reduzir os impactos no trânsito da avenida João César de Oliveira. A divisão das obras em etapas é para manter a fluidez da avenida e evitar a paralisação simultânea de grandes trechos da via. As obras estão sendo feitas neste momento em decorrência ao estágio avançado das obras do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), permitindo maior compatibilidade entre as frentes de trabalho e otimização dos recursos e prazos.
O que a Prefeitura está fazendo para diminuir os impactos das obras na avenida João César de Oliveira?
A Prefeitura planejou desvios para minimizar os transtornos para quem utiliza o percurso.
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Quais são os desvios da primeira etapa de interdição da avenida João César de Oliveira (Estação Hospital Municipal)?
- Seguir pela avenida João César de Oliveira
- Virar à direita na rua Haeckel Ben-Hur Salvador
- Seguir até a praça Cinco
- Virar à esquerda na av. Alexandre Diniz Mascarenhas
- Seguir até a av. João César de Oliveira, onde poderá virar à direita e seguir seu trajeto.
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Quais pontos de ônibus serão alterados?
- Avenida João César de Oliveira s/n, próximo a Isomonte
- Avenida João César de Oliveira, 4.321, próximo ao Assaí Atacadista
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Quanto tempo irá durar as obras de nivelamento da avenida João César de Oliveira?
A previsão de execução das obras é de 120 dias, podendo estender por mais dois meses se houver alteração nas condições climáticas que interfiram na execução. A expectativa é que a primeira etapa seja finalizada em 40 dias e a segunda e terceira etapas, em 80 dias.
Outras estações também vão passar por obras?
Não. Apenas esses trechos precisam de ajustes. No restante, o terreno é nivelado e a pista já está alinhada com as estações. Por isso, as obras não serão necessárias.
Por que não fazer uma rampa somente para pistas de acesso às estações?
A proposta de fazer uma rampa elevada apenas para a pista exclusiva de ônibus foi estudada, mas descartada por três principais razões: segurança, funcionalidade operacional e viabilidade construtiva.
- Segurança: Elevar apenas uma faixa no meio da via criaria um desnível significativo entre as pistas, o que aumenta o risco de acidentes, especialmente se um motorista errar a faixa de acesso. A transição entre níveis diferentes dentro da mesma via compromete a segurança viária.
- Operação e fluidez: Para que o sistema funcione bem, é essencial que haja espaço para ultrapassagem entre os ônibus, principalmente nos pontos de parada. Se apenas uma faixa fosse elevada, os coletivos que estivessem parados bloqueando a passagem obrigariam os demais a esperar, prejudicando a fluidez do transporte público. Com todas as faixas no mesmo nível elevado, é possível manter uma faixa exclusiva e permitir a ultrapassagem de ônibus quando necessário, sem comprometer o trânsito geral.
- Método construtivo: Fazer o alteamento apenas de uma faixa exigiria a construção de fundações e estruturas de contenção no meio da via, o que tornaria a obra mais complexa e mais demorada e com maior tempo de interrupção da via. Já ao elevar toda a plataforma, o método construtivo é mais direto, com menor impacto na estrutura existente e menor interferência no trânsito durante a execução.
O que é o SIM?
O SIM, que significa Sistema Integrado de Mobilidade, é um novo modelo de transporte que vai integrar todas as regiões da cidade. Ele vai atender todos os bairros, oferecendo um serviço melhor, com passagens mais baratas e viagens mais rápidas para os passageiros.
Quais são os benefícios do SIM para a população de Contagem?
- Tarifa única: com o SIM, o passageiro vai poder viajar para qualquer região da cidade pagando apenas uma passagem, mesmo que precise trocar de ônibus em terminais ou estações
- Transporte mais moderno: o sistema vai trazer melhorias para o transporte coletivo da cidade, como passagem mais barata, câmeras, GPS, botão de emergência, wi-fi, mensagem de áudio, app, painel de informação, letreiro eletrônico, desempenho do veículo e pagamento antecipado.
- Viagens mais ágeis e regulares: menos tempo de espera, mais pontualidade e mais conforto com ônibus novos.
- Menos custos e mais qualidade: o sistema vai ajudar a reduzir os custos da operação e melhorar o serviço para todos.
- Mais sustentabilidade: com menos carros nas ruas e mais pessoas usando ônibus, haverá menos poluição.
- Mais acessibilidade e inclusão: as estações e ônibus serão adaptados para atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Integração com outras cidades: o SIM também vai se conectar com a região metropolitana, como Betim, Belo Horizonte, Esmeraldas, Ribeirão das Neves, dentre outros municípios.
Como o SIM vai funcionar?
O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) vai organizar o transporte coletivo de forma mais inteligente, rápida e eficiente.
Veja como ele será dividido:
Quais serão os modelos utilizados pelo SIM?
No SIM, serão utilizados dois modelos, sendo eles o BRT (Bus Rapid Transit), com corredores exclusivos, estações elevadas, alta capacidade e integração multimodal e o BRS (Bus Rapid System), modelo mais simples e flexível, com corredores preferenciais e infraestrutura menos complexa.
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Qual a previsão para a implantação do SIM e quanto foi investido?
A previsão é de que o SIM seja implementado no segundo semestre de 2026. O investimento total previsto para todas as obras de mobilidade necessárias para colocar o SIM em funcionamento é de cerca de R$ 1 bilhão. Esse valor representa uma das maiores obras urbanas já feitas em Contagem, tanto na parte de infraestrutura (ruas, estações, terminais, viadutos, trincheiras, dentre outras ) quanto na reorganização do sistema de transporte público.
Quantas obras do SIM foram concluídas, quantas estão em andamento e quantas faltam para acabar.
17 obras já foram concluídas, oito estão em andamento. Outras cinco serão iniciadas.
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Os ônibus que farão a operação do sistema já foram adquiridos?
Uma parte dos veículos que vai garantir a plena operacionalização do SIM já foi adquirida, enquanto os demais veículos seguem em fase de compra.
O valor das passagens já foi definido?
O valor das passagens no Sistema Integrado de Mobilidade em Contagem está em fase de estudos.
O sistema atenderá quais regiões da cidade?
Objetivo é de que o SIM proporcione o atendimento a todos os bairros e regiões de Contagem.
O Asfalto Novo é uma parte importante para o desenvolvimento do SIM?
As obras do Programa Asfalto Novo são executadas para complementação e integração com o SIM. A Prefeitura de Contagem realizou três etapas do programa em toda a cidade, em que 538 vias foram atendidas, no total de 290,34 km de extensão. Um investimento de mais de R$ 340 milhões.
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Por que o SIM está demorando para entrar em funcionamento?
O SIM faz parte de um conjunto de obras grandes e complexas, que envolvem muito mais do que só o transporte. São obras chamadas estruturantes, que levam tempo para ficar prontas, muitas vezes, mais de 10 anos, pois incluem serviços como saneamento básico (rede de esgoto e água), urbanização de áreas da cidade, macrodrenagem (obras para evitar enchentes), remoção de construções em locais irregulares e outras melhorias importantes para preparar a cidade para o novo sistema. Todas essas etapas são necessárias para garantir que o SIM funcione bem e com segurança.
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