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Atualizado em: 04/11/2025 às 07h38
SISTEMA INTEGRADO DE MOBILIDADE PERGUNTAS E RESPOSTAS
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Sistema Integrado de Mobilidade

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

As obras precisam ser feitas para que o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) possa começar a funcionar. A via onde estão localizadas as estações possui relevos e, por isso, é necessário fazer ajustes na pista. Assim, os ônibus poderão parar direitinho ao lado das estações para que os passageiros possam entrar e sair com segurança. Ver mais.
Sim, as estações do SIM foram construídas seguindo todas as regras da lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência e da BNT NBR 9050:2015 - (Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR) estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ) - que é uma norma brasileira que estabelece critérios e parâmetros técnicos para acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Ver mais.
Estas obras já estavam previstas no projeto original. Elas foram planejadas separadamente da construção das Estações de Transferência com o objetivo de reduzir os impactos no trânsito da avenida João César de Oliveira. A divisão das obras em etapas é para manter a fluidez da avenida e evitar a paralisação simultânea de grandes trechos da via. As obras estão sendo feitas neste momento em decorrência ao estágio avançado das obras do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), permitindo maior compatibilidade entre as frentes de trabalho e otimização dos recursos e prazos.
A Prefeitura planejou desvios para minimizar os transtornos para quem utiliza o percurso. Ver mais
  • Seguir pela avenida João César de Oliveira
  • Virar à direita na rua José Pedro de Araújo
  • Seguir pelas ruas José Permínio da Silva e Cipriano Micheleto
  • Voltar à esquerda av. João César de Oliveira, seguindo o trajeto rumo à Prefeitura
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  • Em frente à empresa LOG (nº 4370);
  • Próximo à Aymoré.
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Não. Apenas esses trechos precisam de ajustes. No restante, o terreno é nivelado e a pista já está alinhada com as estações. Por isso, as obras de nivelamento não serão necessárias.
A proposta de fazer uma rampa elevada apenas para a pista exclusiva de ônibus foi estudada, mas descartada por três principais razões: segurança, funcionalidade operacional e viabilidade construtiva.
  • Segurança: Elevar apenas uma faixa no meio da via criaria um desnível significativo entre as pistas, o que aumenta o risco de acidentes, especialmente se um motorista errar a faixa de acesso.
  • Operação e fluidez: Se apenas uma faixa fosse elevada, os coletivos parados bloqueariam a passagem dos demais, prejudicando a fluidez do transporte público.
  • Método construtivo: Fazer o alteamento apenas de uma faixa exigiria fundações e estruturas no meio da via, tornando a obra mais demorada e complexa.
O SIM, que significa Sistema Integrado de Mobilidade, é um conjunto de obras estruturais que vai melhorar a mobilidade no município. O SIM vai atender todos os bairros, oferecendo um serviço melhor, deslocamento para qualquer lugar da cidade pagando tarifa única e viagens mais rápidas para os passageiros.
  • Tarifa única: o passageiro vai poder viajar para qualquer região da cidade pagando apenas uma passagem, mesmo que precise trocar de ônibus em terminais ou estações.
  • Transporte mais moderno: melhorias como passagem mais barata, câmeras, GPS, botão de emergência, wi-fi, mensagem de áudio, app, painel de informação, letreiro eletrônico e pagamento antecipado.
  • Viagens mais ágeis e regulares: menos tempo de espera, mais pontualidade e mais conforto com ônibus novos.
  • Menos custos e mais qualidade: o sistema vai ajudar a reduzir os custos da operação e melhorar o serviço para todos.
  • Mais sustentabilidade: com menos carros nas ruas e mais pessoas usando ônibus, haverá menos poluição.
  • Mais acessibilidade e inclusão: as estações e ônibus serão adaptados para atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Integração com outras cidades: o SIM também vai se conectar com a região metropolitana, como Betim, Belo Horizonte, Esmeraldas, Ribeirão das Neves, dentre outros municípios.
O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) vai organizar o transporte coletivo de forma mais inteligente, rápida e eficiente. Veja como ele será dividido.
No SIM, serão utilizados dois modelos:
  • BRT (Bus Rapid Transit): corredores exclusivos, estações elevadas, alta capacidade e integração multimodal.
  • BRS (Bus Rapid System): modelo mais simples e flexível, com corredores preferenciais e infraestrutura menos complexa.
Ver mais.
A previsão é de que o SIM seja implementado no segundo semestre de 2026. O investimento total previsto é de cerca de R$ 1 bilhão. Esse valor representa uma das maiores obras urbanas já feitas em Contagem, tanto em infraestrutura (ruas, estações, terminais, viadutos, trincheiras) quanto na reorganização do sistema de transporte público.
19 obras já foram concluídas, oito estão em andamento e outras quatro serão iniciadas. Ver mais.
Uma parte dos veículos que vai garantir a plena operacionalização do SIM já foi adquirida, enquanto os demais estão em fase de compra.
O valor das passagens no Sistema Integrado de Mobilidade em Contagem está em fase de estudos.
O objetivo é que o SIM proporcione o atendimento a todos os bairros e regiões de Contagem.
As obras do Programa Asfalto Novo são executadas para complementar e integrar com o SIM. A Prefeitura de Contagem realizou três etapas do programa em toda a cidade, com 538 vias atendidas, totalizando 290,34 km de extensão. Um investimento de mais de R$ 340 milhões. Ver mais.
O SIM faz parte de um conjunto de obras grandes e complexas, chamadas obras estruturantes, que levam tempo para ficar prontas. Envolvem saneamento básico, urbanização, macrodrenagem, remoção de construções irregulares e outras melhorias essenciais para o funcionamento seguro do sistema. Ver mais.