No SIM, serão utilizados dois modelos, sendo eles o BRT (Bus Rapid Transit), com corredores exclusivos, estações elevadas, alta capacidade e integração multimodal e o BRS (Bus Rapid System), modelo mais simples e flexível, com corredores preferenciais e infraestrutura menos complexa.
É um modelo mais moderno, com corredores exclusivos só para ônibus, estações elevadas (no mesmo nível da porta do ônibus), maior capacidade de passageiros e integração com outros tipos de transporte. Ele é ágil, eficiente e seguro.
No BRT, os ônibus trafegam por vias exclusivas, o que favorece a rapidez e eficiência do sistema Foto: Adelcio Ramos/PMC
É um modelo mais simples e flexível, com corredores preferenciais (onde os ônibus têm prioridade, mas outros veículos também podem circular em alguns trechos). A infraestrutura é mais leve, mas ainda ajuda a melhorar a velocidade e a organização das linhas.
No BRS os ônibus trafegam por faixas preferenciais, sendo os pontos de embarque e desembarque à direita, sendo o mais conhecido do público
Foto: Janine Moraes/PMC