Cerca de 120 diretores e vice-diretores de escolas da rede municipal de ensino participaram da formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), por meio da equipe de Alimentação Escolar.
O objetivo foi orientar os dirigentes das escolas a fiscalizarem melhor a merenda recebida por empresas terceirizadas e discutir sobre a composição dos cardápios para os estudantes.
Foram explicados os procedimentos de fiscalização que devem ser feitos nas escolas. Durante palestra proferida na ocasião, o corpo educacional foi instruído a montar uma comissão nas escolas para acompanhar bem de perto o processo de distribuição da merenda escolar.
"Essa formação é basicamente para orientar. Nosso papel é fiscalizar se a empresa está executando tudo o que a prefeitura demanda. Então passamos para os responsáveis das unidades escolares toda a técnica estabelecida", explica a nutricionista escolar, Andréa Cecilia Braga.
A diretora da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Jardim Laguna, Cinara Bicalho, fala sobre a importância da formação na questão pedagógica. "Sobre a questão da educação alimentar, nós precisamos educar essa nova geração e ajudá-los a se alimentarem bem. Todo processo organizado tende a nos ajudar e também aos estudantes", finalizou Cinara.
A formação, ocorre no Centro Universitário Una, acontece durante dois dias no primeiro semestre. Assim, todos os responsáveis pelas unidades escolares podem participar e aplicar o que aprenderam durante todo o ano letivo nas escolas municipais.
Reportagem: Nayara Macedo (sob a supervisão de Leonardo Melo)