Contagem segue valorizando e investindo no desenvolvimento do pequeno empreendedor local. Com o objetivo de fortalecer o trabalho coletivo, a Prefeitura realizou o Seminário Metropolitano de Economia Solidária. O encontro, aconteceu na segunda-feira (1/6), no Centro Público de Economia Solidária, no bairro Água Branca, reuniu trabalhadores, gestores e especialistas para debater estratégias de sustentabilidade financeira, cooperação e desenvolvimento social.
O evento também marcou o lançamento da Loja Colaborativa da Economia Solidária, um novo espaço criado para ampliar as oportunidades dos empreendedores da nossa cidade. A loja contará com produtos como artesanato, roupas e diversos outros itens produzidos pelos grupos participantes, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua São Marcos, 247, bairro Água Branca.
“Hoje reunimos empreendedores, trabalhadores e especialistas em um importante momento de troca de experiências, fortalecimento coletivo e incentivo à geração de renda. Seguimos valorizando o trabalho coletivo, incentivando os pequenos empreendimentos e criando mais oportunidades para quem movimenta a economia da nossa cidade”, destacou o prefeito Ricardo Faria.
A secretária de Trabalho e Geração de Renda, Daisy Silva, destacou os avanços que ocorreram no setor a partir de uma política pública diferenciada, com parceiros e a qualificação dos empreendedores. Em analogia ao futebol, a secretária destacou a importância de dar o pontapé inicial para que as coisas aconteçam. “Eu não entendo de futebol, mas a gente dá o chute inicial, levanta a bola e os empreendedores tocam. Eles fazem isso muito bem. Vejo o quanto os participantes da Economia Solidária (Ecosol) são guerreiros, o quanto eles são resilientes”, ressaltou.
Economia Solidária
A Ecosol é uma forma de promover a atividade econômica, valorizando o trabalho e o indivíduo. O movimento também oportuniza a geração de trabalho e renda, resultando, em vários casos, na inclusão social para quem se encontra fora do mercado de trabalho formal.
Desde 2021, Marisa de Oliveira é empreendedora na Economia Solidária. Ela reconhece a importância da iniciativa e da realização de eventos como o seminário. “Eu sou costureira e, na pandemia, alguém me falou sobre as feiras da Ecosol. Eu me inscrevi e estou aqui até hoje. Venho para esses eventos, porque são muito importantes. Amo a Ecosol”, disse a empreendedora.
O secretário da Economia Solidária e Popular do Ministério do Trabalho e Emprego, Fernando Zamban, reforçou a importância do seminário para o fortalecimento do ecossistema empreendedor local.
“Saio de Contagem inspirado com a resistência e com a capacidade de reinvenção que os empreendimentos solidários demonstram. São iniciativas assim, que geram trabalho, renda e inclusão que apontam caminhos para um futuro onde a sociedade reconheça e o poder público possa fortalecer cada vez mais um ecossistema de solidariedade, cooperação e justiça econômica nos territórios.”
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.









