Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
MAI
26
26 MAI 2026
PARCERIAS
SECRETARIA GERAL
SECRETARIAS
SERVIÇO
SERVIDOR
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Semana da Inovação e Tecnologia debate saúde e liderança digital
Foto Noticia Principal Grande
Foto: Ricardo Lima/PMC
receba notícias

Nessa terça-feira (26/5), a sede administrativa da Prefeitura de Contagem continuou a série de palestras e atividades com foco na formação e capacitação do servidor municipal, iniciada na segunda-feira (25/5). No segundo dia de atividades, os servidores puderam ter contato com temas referentes à saúde, uso de ferramentas georreferenciadas, transformação digital para servidores e ao uso inteligente de inteligência artificial, que pode ser um importante aliado quanto à liderança.

O palestrante Gustavo Godoy, da Emprel Recife, ressaltou a importância dos serviços serem mais acessíveis ao cidadão. Como exemplo, citou o Conecta Recife, plataforma implementada entre 2020 e 2021 na capital de Pernambuco e que, hoje, é referêcia no país. Somente por meio da plataforma, 137 serviços de saúde podem ser acessados, entre eles a possibilidade de agendamentos, resultados de exames, carteira de idoso e, mais recentemente, a possibilidade de encontrar medicamentos e agendar retirada na farmácia mais próxima da casa do cidadão.

“Nossa intenção é entregar direitos sem que o cidadão nos requisite. Tivemos um desafio
de fazer com que as pessoas com o mínimo de cliques possível, conseguisse acessar um serviço.
Temos feito isso e melhorando com o passar do tempo”.


Servidor da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Gustavo Godoy

A secretária de Saúde, Taciana Malheiros, elogiou a iniciativa, principalmente pela troca de experiências.
 

"Recife é uma referência, tem uma trajetória e um exemplo para todo o Brasil. Fico muito grata
de estarmos em contato, de transformação digital, que não é só sobre tecnologia, mas sim,
de cuidado, de como estarmos mais próximos dos nossos usuários, facilitando a vida,
também dos trabalhadores, que estão ali, numa função de dedicação e compromisso.
Acredito que seja uma ótima oportunidade para darmos um grande passo, centrado no usuário,
que é muito importante". 

Secretária de Saúde, Taciana Malheiros


A modernização também foi a tônica das palestras da tarde, voltada à reflexão e ao uso correto da inteligência artificial. “É necessário conhecer, saber usar. Tudo isso traz qualidade, se feito de maneira correta, ética e eficiente. Podemos ser mais ágeis no nosso trabalho utilizando a ferramenta adequada e o sucesso da IA não está nela, mas em como é a utilização dela”, comentou a gerente de Relacionamentos e Projetos - GNova/Enap, Vanessa Cristini.

Na mesma linha, a gestora do Google, Fernanda Coelho, da Google, ressaltou que a vontade das pessoas em otimizar processos, assim como o aproveitamento de oportunidades em desenvolver habilidades que faz da IA um recurso primordial para auxiliar no dia a dia, inclusive quanto à liderança.

“Quem não se adapta, não lidera. Quem não lidera a mudança, é liderado por ela”.

Gestora do Google, Fernanda Coelho

Fernanda analisou, por fim, que “o uso da IA no dia a dia é diferente da simplificação de processos”. “A partir do momento que sabemos como utilizá-la, otimizamos o tempo, os afazeres, as automações, delegações e decisões”.

Para se inscrever nas próximas atividades da Semana da Inovação e Tecnologia, clique aqui!

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos (Saúde)
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos (AI como liderança)

Autor: repórter João Cavalcanti
Seta