Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
MAI
26
26 MAI 2026
MULHER
SERVIÇO
Bem-que-Quero celebra o Mês das Mães com acolhimento e valorização feminina
Foto Noticia Principal Grande
Foto: Selena Souza/PMC
receba notícias

“Então, não trocamos apenas relatos, mas experiências que nos permitem florescer juntas. Eu venho, me adubo, me reconecto e me fortaleço. E, assim, consigo beber dessa fonte para ser melhor lá fora. O Bem-Me-Quero salva muito mais do que vidas, ele salva, sobretudo, a feminilidade de cada mulher.” O relato emocionado de Antônia D'Ávila (nome fictício), acolhida pelo Ceam Espaço Bem-Me-Quero, traduziu o sentimento que marcou o evento em celebração ao Mês das Mães promovido na sexta-feira (22/5). Entre histórias de superação, afeto e reencontros consigo mesmas, as mulheres atendidas pelo serviço compartilharam trajetórias de fortalecimento e cuidado construídas diariamente no espaço.

Para celebrar o Mês das Mães com sensibilidade, valorização e alegria, a programação contou com a apresentação artística da atriz Mônica Lopes, com o tema “Mães Inesquecíveis: Histórias que Tecem a Vida”, além de uma apresentação das crianças, filhos das mulheres acolhidas pelo equipamento. O encontro também contou orientações sobre a rede de proteção à mulher, reforçando o compromisso do município com as políticas públicas de proteção.

A superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Neimara Lopes, ressaltou a importância de fortalecer vínculos e construir memórias afetivas que ultrapassam as marcas da violência doméstica. Segundo ela, a iniciativa também reforça o compromisso do município com a promoção das políticas públicas voltadas à autonomia feminina.

“Essa casa não pode ser resumida a um espaço que trata apenas da violência.
É um lugar de acolhimento, fortalecimento e empoderamento. Aqui, construímos
coletivamente memórias de afeto e mostramos que nenhuma mulher está sozinha.
Quando encontramos outras mulheres passando por dores semelhantes, nossa dor
se torna mais leve, porque trocamos carinho, apoio, experiências e acolhimento.
O Bem-Me-Quero é, acima de tudo, um espaço onde nós, mulheres, nos reencontramos
para construir memórias de afeto e empoderamento.” 

Superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Neimara Lopes, que finalizou dizendo: “nesse encontro em alusão ao Dia das Mães, parabenizo todas as mulheres que se dispuseram e puderam exercer a maternidade.”

Rede de proteção

A psicóloga do Ceam Espaço Bem-Me-Quero, Lucivania Campos, explicou que todo o trabalho desenvolvido pela equipe tem como principal objetivo ajudar as mulheres a retomarem a autonomia e romperem o ciclo da violência. 

“A violência doméstica, na maioria das vezes, isola a mulher e faz com que ela se sinta incapaz
de construir um novo caminho de vida. Por isso, todas as atividades desenvolvidas aqui buscam ajudá-la
a reconhecer suas potencialidades e recuperar sua autonomia. Os serviços oferecidos vão desde
o atendimento multidisciplinar e acompanhamento psicológico até atividades em grupo e eventos coletivos.
Mesmo após a alta, o espaço mantém encontros mensais para fortalecer os vínculos construídos ao longo do processo de acolhimento”.


Psicóloga do Ceam Espaço Bem-Me-Quero, Lucivania Campos

Para Antônia D’Ávila, que chegou no Bem-me-Quero há cerca de quatro anos, o atendimento oferecido pelo equipamento foi essencial para a superação e o rompimento do ciclo de violência que vivia. Ela contou que chegou no local com medo, insegurança e receio de ser julgada, porém encontrou acolhimento e escuta. “Fui acolhida desde o primeiro momento. Cheguei com minha bebê de colo, completamente machucada, não só fisicamente, mas também emocionalmente. Passei por agressões no meu casamento e, ao longo daquele processo, acabei me perdendo de mim mesma. Quando iniciei a documentação da separação na Defensoria Pública, fui encaminhada ao Bem-me-Quero. Aqui encontrei apoio, cuidado e força para recomeçar”.

Sobre a apresentação, ela afirmou que “foi inesquecível”. “Quando nos incentivam a enxergar nossa beleza e importância, começamos a entender que precisamos trazer esse cuidado para dentro de nós mesmas. A palestra nos mostrou a importância de nos colocarmos em primeiro lugar e reconhecermos nossa força. Aqui, encontrei profissionais fantásticas, que me ouviram e me conduziram para um lugar seguro, principalmente dentro de mim mesma”, disse.
 

Serviço

Ceam Bem-Me-Quero
Endereço: rua José Carlos Camargos, 218 - Centro
Telefone: (31) 3352-7543 / 3392-2726 / 9 7306-4310

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!

Autor: repórter Sheila Lemes / Edição: João Cavalcanti
Seta