Nos dias 14 e 15 de maio, a Prefeitura de Contagem realizou um mutirão de castração de cães e gatos, para atender principalmente os moradores dos bairros Chácaras Del Rey e Chácaras São Geraldo. O procedimento foi realizado em cerca de 150 animais, entre domésticos, comunitários e resgatados, que foram inscritos previamente para realizarem a cirurgia. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
O objetivo da castração de cães e gatos é promover o controle populacional, combatendo a superpopulação e a reprodução desassistida. Além disso, a iniciativa reduz o abandono e maus-tratos, pois evita ninhadas indesejadas; previne doenças; reduz a tendência a fugas, brigas e a demarcação de território com urina. Os animais atendidos nos mutirões municipais também recebem um microchip de rastreamento, o que ajuda na identificação do tutor em casos de perda ou abandono.
Quem aproveitou a oportunidade para levar seu animalzinho para realizar o procedimento foi Andreia Andrade. Moradora do bairro Chácaras Del Rey há dez anos, ela reconheceu a importância dessa ação da Prefeitura no bairro, principalmente por castrar os animais que não têm donos. “Aqui temos muita demanda, pois o bairro recebe muitos cachorros abandonados. É muito importante esse cuidado que a atual gestão está tendo com esses animais”.
Wellington Martins, 53, também morador do Chácaras Del Rey, já participou da castração gratuita promovida pela Prefeitura mais de uma vez, e adora esse serviço. “Essa ação é ótima! Nós que temos muitos animais, precisamos de ações como essa durante o ano”.
De acordo com a equipe da Superintendência de Defesa Animal da Semad, para a realização da esterilização dos animais, os tutores receberam uma mensagem de confirmação do procedimento, nela foram especificados todos os cuidados antes da cirurgia.
Dentre elas, o animal deve estar de jejum, o tutor deve levar uma coberta para aquecer o animal após a cirurgia. Além disso, os cães devem ser transportados com coleira, guia e focinheira e gatos em caixas de transporte seguras com as portas amarradas para evitar fugas.
Esse mutirão foi realizado pela clínica veterinária DVet, uma das parceiras da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A veterinária responsável pela ação, Débora Bruschi Karmaluk, alertou sobre os cuidados necessários após a cirurgia. “É muito importante que após o procedimento, o tutor tenha um cuidado maior com seu animalzinho. É preciso mantê-los em local limpo e tranquilo, evitar que ele lamba a região operada e seguir corretamente a medicação prescrita. E em caso de qualquer alteração, o tutor deve procurar atendimento veterinário”, explicou.
Novos cadastros
Nessa segunda-feira (18/5), a Prefeitura abriu cadastro para novo mutirão que irá atender principalmente moradores da região do Petrolândia. As informações estão disponíveis no portal da Prefeitura de Contagem. Clique e acesse. É importante ficar atento aos prazos, pois as vagas são limitadas.
Nos dias 28 e 29 de maio (quinta e sexta-feira), será a vez da região Sede receber o mutirão. A Associação Comunitária Granja Vista Alegre (rua Antônio de Oliveira Campos, 411 - Granja Vista Alegre) vai sediar a ação, que acontecerá das 8h às 15h e atenderá cerca de 50 animais que foram inscritos previamente. O animal deve estar de jejum, ter entre 4 meses e 8 anos, e o tutor deve levar uma coberta para aquecer o animal após a cirurgia.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.









