Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
MAI
18
18 MAI 2026
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
EDUCAÇÃO
REGIONAL PETROLANDIA
SAÚDE
Conscientização sobre abuso e exploração sexual alerta importância de denunciar
receba notícias

O melhor meio de proteção é a informação. Nesse sentido, a Prefeitura de Contagem  atua de forma a promover a conscientização e a segurança de crianças e adolescentes. Para alertá-las e conscientizá-las, uma ação ocorreu na Escola Municipal José Silvino Diniz, localizada no bairro Solar do Madeira, onde foi realizada uma palestra para alunos do 6º ao 9º ano sobre combate ao abuso e exploração sexual.

A ação foi desenvolvida de forma integrada e envolveu representantes das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, além do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (Compet), como parte das atividades do Maio Laranja, mês que marca a campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

As informações foram passadas para os alunos de forma lúdica e leve, por meio de brincadeiras e abrindo espaço para tirar dúvidas. Nas atividades foram pontuadas as diferenças entre abuso, assédio e estrupo, orientados sobre locais do corpo onde podem ou não serem tocados, e em quais números devem ligar para fazer denúncia e pedir ajuda, caso seja necessário. Também foi informado aos alunos a idade permitida, em lei, para namorar e as restrições relativas ao tema. 

  
De forma lúdica e descontraída, estudantes do 6º ao 9º ano aprenderam sobre formas de abuso e assédio sexual, bem como onde denunciar - Fotos: Adelcio Ramos/PMC 

“Trata-se de uma ação que valoriza o acolhimento, a orientação, e incentiva a denúncia. A proposta foi de ampliar a escuta, e assegurar respostas rápidas em situações de risco. A atividade reafirma o compromisso e a corresponsabilidade dos setores públicos com a proteção das crianças e adolescentes. Esse movimento busca reforçar a gravidade dessa violação, promovendo informação, prevenção e fortalecimento das redes de cuidado”, explicou a Articuladora de Território, Edilene Alves.

Um dos alunos do 6ºB, contou um pouco sobre a experiência de ter participado da palestra. “Eles explicaram muito bem como é um crime de violação sexual e teve brincadeiras muito educativas, pelas quais conseguimos entender mais como funciona o serviço deles. Aprendi que qualquer tipo de violação sexual como foto, vídeos e toque é considerado um crime muito grave e que deve ser denunciado”. 

Já a aluna do 6ºA, falou sobre a relevância da ação. “É importante que nós, crianças, saibamos que é errado outras pessoas tocarem no nosso corpo e também que temos que avisar aos pais ou algum responsável caso algo aconteça”. 

O psicólogo do Distrito de Saúde Petrolândia, Diego Valo Rodrigues, falou sobre a importância e objetivo da ação. "Ações deste tipo na escola são de suma importância porque aproximam duas políticas públicas básicas e fundamentais, que é a educação e a saúde, principalmente no caráter preventivo, que é um dos eixos principais”.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos.

Autor: estagiária Júlia Eduarda, sob supervisão da jornalista Ana Paula Figueiredo
Seta