Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
MAI
18
18 MAI 2026
CULTURA
REGIONAL SEDE
Contagem celebra Mês das Mães com show histórico de Fafá de Belém
Foto Noticia Principal Grande
Fotos: João Pedro Alcântara/PMC
receba notícias

A noite do último sábado entrou para a memória afetiva de milhares de pessoas em Contagem. Em uma celebração marcada pela emoção, pelo reencontro entre gerações e pela valorização da cultura brasileira, a cantora Fafá de Belém levou o público ao delírio em um show gratuito em homenagem ao Dia das Mães, reunindo famílias, casais, mães, filhos e fãs de diferentes idades em uma grande corrente de afeto e música.

Com os pés descalços no palco, marca registrada da cantora, Fafá encantou o público desde os primeiros acordes. Em uma apresentação potente e carregada de emoção, a artista interpretou clássicos que atravessam gerações, como “Nuvem de Lágrimas”, “É o Amor” e músicas da banda Calypso, em um repertório que transformou o espaço em um grande coro coletivo. Abraçados, muitos espectadores cantavam as músicas emocionados, revivendo memórias e histórias construídas por meio da música brasileira.

Fafá também emocionou o público ao falar sobre a importância da democracia, da liberdade religiosa e do respeito às diferenças. Em diversos momentos do show, as falas da cantora foram recebidas com aplausos calorosos da plateia, reforçando o clima de celebração, união e valorização da diversidade cultural e humana.

O show foi marcado por cenas emocionantes de mães acompanhadas dos filhos, casais curtindo juntos cada canção e famílias inteiras reunidas para celebrar uma das maiores vozes da música nacional. Entre lágrimas, aplausos e celulares erguidos para registrar o momento, o público demonstrava a força afetiva que a artista mantém há décadas na vida dos brasileiros.

E a música de encerramento não poderia ser diferente. “Vermelho”, um dos maiores sucessos da carreira de Fafá, embalou o público em um coro emocionante, com milhares de pessoas cantando a plenos pulmões e transformando a escadaria em um grande espetáculo de emoção e pertencimento.

  

O prefeito de Contagem, Ricardo Faria, destacou o compromisso da gestão municipal com a continuidade das políticas públicas de cultura na cidade.

“Que bom ver essa escadaria lotada, um povo que gosta de ir para as praças, de ir para as ruas. Eu quero dizer para cada um de vocês que o meu compromisso é dar continuidade ao incrível trabalho que a prefeita Marília deixou na nossa cidade. O compromisso é fortalecer os eventos culturais”.
Ricardo Faria
Prefeito de Contagem

O secretário municipal de Cultura, Gilvan Rodrigues, ressaltou que a realização de eventos gratuitos com artistas de projeção nacional fortalece a política cultural do município e amplia o acesso da população às artes e aos espaços públicos.

“O que vimos e estamos vendo aqui é uma grande celebração popular. Cultura é encontro, pertencimento e oportunidade. Seguiremos trabalhando para que Contagem continue recebendo grandes eventos e valorizando também os artistas locais”, destacou.

Antes da apresentação, Fafá falou sobre a relação com a mãe, a formação familiar e o carinho pelo público mineiro. A artista destacou que os ensinamentos recebidos dentro de casa foram fundamentais para sua trajetória de mais de 50 anos de carreira.

“A coisa que aprendi dentro da minha família foi jamais trair a minha natureza. Então, por isso, eu olho para trás e vejo 50 anos de carreira muito livres. Eu não pertenço a nenhum grupo. Tenho meu caminho”.
Fafá de Belém
Cantora

A cantora também relembrou a presença constante da música em casa e a influência da mãe em sua formação pessoal e artística.

“Minha mãe adorava cantar. Ela cantava o tempo todo. Cantava cozinhando, passando roupa, costurando. E essa voz feminina, que eu digo que é a primeira voz que a gente escuta na vida, embala a gente para sempre”.
Fafá de Belém
Cantora

Ao falar sobre Minas Gerais, Fafá demonstrou carinho pelo Estado e pela relação construída ao longo da carreira com o público mineiro.

“Minas nunca erra. Minas não falha. Tenho uma relação muito forte com o Estado de Minas Gerais. Me sinto muito abraçada aqui”, disse.
Fafá de Belém
Cantora

Questionada sobre qual música dedicaria às mães de Contagem naquela noite, Fafá respondeu de forma direta: “Maria, Maria”.

A abertura da noite ficou por conta da cantora contagense Edvane Freitas, que levou ao palco sucessos da MPB e músicas já consagradas em sua trajetória nos bares, festas e eventos culturais da cidade. Com carisma e uma voz marcante, Edvane reforçou a importância da valorização dos artistas locais em grandes eventos culturais. “O público pode esperar exatamente aquilo que gosta de ouvir. Escolhi músicas que fazem parte da memória das pessoas e que o público sempre pede nos shows”.

Também participaram da programação, a cantora contagense, Carol Maia, que destacou a importância da política cultural que garante espaço para artistas locais e o papel de Fafá de Belém na sua trajetória. “Fafá de Belém é uma artista de grande inspiração para mim. Escuto Fafá desde pequena e músicas como ‘Nuvem de Lágrimas’ e ‘Vermelho’ marcaram minha vida e minha família. É uma felicidade enorme cantar hoje para o meu povo e dividir essa programação com uma referência tão grande da música brasileira”.

Entre o público, a emoção era evidente. A cineasta Sabrina Vitória contou que herdou da família o amor pela cantora. “Sou fã da Fafá desde sempre. Aquela coisa de crescer ouvindo os discos dos pais em casa e acabar ficando ainda mais fã que eles.”

     

Cultura, economia criativa e fortalecimento da cidade

Além de proporcionar uma noite histórica para a população, o evento também reforça a política de democratização do acesso à cultura promovida pelo município. Grandes shows gratuitos movimentam a economia criativa, fortalecem o turismo cultural e impulsionam setores como alimentação, transporte, comércio informal e serviços.

Para a professora da rede municipal de ensino, Miriam Machado, eventos gratuitos como esse representam um investimento importante na cultura e no acesso da população às grandes atrações artísticas.“Tem que ter mais shows gratuitos, tanto na Praça da Glória quanto em outros bairros. Isso é investimento em cultura. Eu jamais conseguiria pagar para assistir a um show da Fafá de Belém em outros espaços. Então, para a gente ter acesso, é pela Prefeitura mesmo, de forma gratuita”, afirmou.

A presença de artistas de projeção nacional, aliada à valorização dos talentos locais, consolida Contagem como um importante polo cultural de Minas Gerais, fortalecendo o sentimento de pertencimento da população e ampliando o acesso democrático à arte e à cultura.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos

Autor: Repórter Pablo Abranches, com colaboração do jornalista Wendell Rafael // Revisão e Edição: Cristiane Oliveira
Seta