Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
MAI
18
18 MAI 2026
SAÚDE
SERVIÇO
Contagem reforça luta antimanicomial com arte e inclusão
receba notícias

Na última semana, a praça da Glória recebeu o Ato Municipal da Luta Antimanicomial, que nesse ano teve como tema: “Somos diferentes, somos muitos, mas todos cabem no mundo”. O encontro reuniu trabalhadores e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Contagem em um momento de convivência e defesa do cuidado em liberdade.

A programação contou com poesias, danças, músicas e exposição de trabalhos desenvolvidos nos projetos Teia e Meu Rolê; Centros de Atenção Psicossocial (Caps); grupo Esperança; Consultório na Rua; Casa de Passagem; Centro Pop e Centro de Convivência.

O ato destacou a importância do cuidado em saúde mental de forma humanizada e baseada no fortalecimento da rede de atenção psicossocial. A luta antimanicomial e a reforma psiquiátrica defendem um modelo de cuidado substitutivo à lógica manicomial, pautado pela liberdade, autonomia, garantia de direitos e cidadania.

Segundo a diretora de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Patrícia Chompré, o mês de maio marca as ações em defesa da reforma psiquiátrica. 

“Todos os anos, Contagem realiza esse momento acompanhando a mobilização estadual,
com apresentações culturais e artísticas dos usuários e trabalhadores, para lembrar
essa data tão importante e os avanços conquistados dentro da saúde mental”.


Diretora de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Patrícia Chompré

Ela também ressaltou os investimentos realizados no município para ampliar e fortalecer a rede de atenção psicossocial. “O adoecimento mental é algo que vem crescendo e precisa do fortalecimento dos dispositivos que realizam assistência a esses usuários. Contagem vem se destacando de forma muito positiva. Temos quatro Caps 24 horas, os projetos Teia e Meu Rolê fortalecidos, com a ampliação e contratação de articuladores de território, voltados para oficinas e convivência das crianças, adolescentes e adultos”, disse.

Patrícia destacou, ainda, a atuação da equipe itinerante de saúde mental nas regiões do Ressaca e Vargem das Flores, áreas de alta vulnerabilidade social. “É uma equipe que leva o atendimento diretamente para os usuários em suas residências, fortalecendo o cuidado em territórios onde as distâncias são grandes. Além disso, as residências terapêuticas também foram fortalecidas com melhorias nos espaços da Raps”, completou.

Durante o evento, servidores e usuários da rede compartilharam manifestações artísticas. A usuária A. C. apresentou uma poesia inspirada em sua trajetória dentro da luta antimanicomial. “A minha experiência e tudo o que vivi na luta antimanicomial me inspiraram a escrever”, contou.

Para K. A., o evento também representa conscientização. “Esse evento é importante para lembrar e conscientizar as pessoas de que a luta antimanicomial existe e precisa continuar.”

Já L. E. emocionou o público ao interpretar a canção Fio da Terra. “Essa oportunidade é muito importante para reunir as pessoas, sair de casa e falar. Eu estou melhorando cada vez mais e é muito bom estar aqui”, relatou.

Encerrando a programação, o bloco Namastreta e o Samba Enredo de Contagem animaram o público.

Circuito Antimanicomial

Nesse ano, o Circuito Antimanicomial do município contou com uma programação extensa, realizada em todos os territórios da cidade, encerrando no ato municipal. Nesta segunda-feira (18/5), data em que é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, será realizado o desfile, com concentração na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!

Autor: repórter Laura Oliveira / Edição: João Cavalcanti
Seta