Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
MAI
15
15 MAI 2026
SAÚDE
Maio Vermelho: SUS faz ações de conscientização sobre câncer de boca
Foto Noticia Principal Grande
Foto: Fábio Silva/PMC
receba notícias

O mês de maio é destinado à campanha de conscientização e prevenção do câncer de boca (ou cavidade oral), alertando para a importância do diagnóstico precoce e combate aos fatores de risco, como tabagismo, consumo de álcool e infecção por HPV. O “Maio Vermelho” tem como objetivo informar a população sobre os riscos e incentivar visitas regulares ao dentista.

Atualmente, o SUS Contagem oferta serviços odontológicas em 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e conta com 58 equipes de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família que atendem oito horas por dia, e 11 equipes tradicionais que atendem quatro horas por dia. Elas são responsáveis por realizar ações de diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde bucal. Dessa forma, em caso de lesões na boca, necessidade de tratamentos clínicos e cirúrgicos, necessidade de prótese total, dor aguda, abscessos, hemorragias bucais e traumatismos dentários, é necessário que o usuário procure a UBS de referência para atendimento.

Nesse nível de atenção, além da prevenção e educação em saúde, são oferecidos os procedimentos básicos em odontologia, como limpeza, periodontia básica, restaurações, pequenas cirurgias, vigilância do câncer de boca e o atendimento à demanda espontânea com atenção especial aos quadros agudos (urgências), que são realizados como prioridade em todas as unidades.

De acordo com a secretária de Saúde de Contagem, Taciana Malheiros, o município tem investido no fortalecimento da rede de atenção à saúde bucal, ampliando o acesso da população aos serviços de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de boca. “A Secretaria de Saúde tem trabalhado para fortalecer toda a rede de saúde bucal, desde a atenção primária até o atendimento especializado, buscando garantir maior agilidade no diagnóstico, encaminhamento oportuno e início do tratamento quando necessário, contribuindo para melhores desfechos clínicos e redução de complicações decorrentes do diagnóstico tardio”.

Ela acrescenta que também “é fundamental conscientizar a população sobre os fatores de risco, como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a infecção pelo HPV. A prevenção passa por hábitos saudáveis, consultas regulares ao dentista e atenção aos sinais do corpo”.

Sintomas 

Os principais sinais e sintomas iniciais que a população deve estar atenta incluem feridas ou lesões (úlceras) na boca que não apresentem sinais de cicatrização em até 15 dias; manchas ou placas avermelhadas e esbranquiçadas; nódulos endurecidos; sangramentos; dor persistente; rouquidão; e dificuldade para mastigar ou engolir.

Segundo a dentista especialista em estomatologia do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Patrícia Russo Daros, o câncer de boca apresenta alta taxa de cura quando diagnosticado precocemente. Ela destaca que, “quanto mais rápido o paciente recebe o diagnóstico, maiores são as chances de cura e menos invasivo e mutilador tende a ser o tratamento. Por isso, as ações de prevenção e rastreamento de lesões são tão importantes”, reforça.

Quando são detectadas lesões bucais por qualquer profissional de saúde, o usuário deve ser encaminhado ao dentista de referência da unidade básica de saúde. “Esse profissional será responsável por avaliar o paciente e, caso identifique necessidade de avaliação especializada, encaminhará a demanda para a referência em estomatologia da rede, via matriciamento”.

O agendamento é realizado em prazo inferior a uma semana, quando são feitas a avaliação, a biópsia, caso necessário, e o encaminhamento para o serviço de oncologia pactuado com o município, caso o diagnóstico de câncer de boca seja confirmado. “Trata-se de um processo ágil, com prazo muitas vezes inferior a 30 dias entre a detecção da lesão suspeita e o início do tratamento oncológico”, pontua Patrícia.

CEO 

O SUS Contagem conta com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que oferece atendimento nas seguintes especialidades odontológicas: cirurgia oral menor; endodontia; estomatologia; odontopediatria (crianças até 12 anos com dificuldades de manejo na Atenção Básica); periodontia; atendimento odontológico especializado para pacientes com necessidades especiais (PNE); prótese dentária com oferta de próteses totais removíveis e próteses parciais removíveis provisórias.

Entre os serviços ofertados, a especialidade de estomatologia desempenha um papel fundamental na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de boca. O trabalho é realizado por meio da identificação de lesões potencialmente cancerizáveis e do diagnóstico de alterações bucais, incluindo a realização de biópsia – se indicada, possibilitando o encaminhamento adequado e o início oportuno do tratamento oncológico.

O CEO está localizado à rua Francisco Miguel, 185 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3398-7182 / 3390-1001.

Atendimento de urgência

Contagem ainda conta com um atendimento de urgência odontológica na UPA JK, que é realizado das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 22h aos sábados, domingos e feriados. A unidade realiza atendimento em situação de dor aguda, abscessos, hemorragias bucais e traumatismos dentários.

Já os atendimentos odontológicos hospitalares são realizados no Hospital Municipal de Contagem, que oferta tratamento odontológico completo sob anestesia geral aos pacientes com necessidades especiais (PNE), procedimentos de cirurgia bucomaxilofacial de média complexidade, em casos eletivos e urgências, além de cuidados de higiene oral e assistência odontológica para pacientes internados.

Divulgação

Neste ano, a Secretaria de Saúde abraça a campanha do “Maio Vermelho” por meio de ações específicas, como a capacitação e a mobilização dos profissionais de saúde bucal, além da divulgação para a população em geral sobre o câncer de boca.

“Entendemos que a capacitação dos profissionais e a mobilização da rede devem acontecer diariamente. No entanto, durante o mês de maio, intensificamos nossas ações de divulgação. Para isso, utilizamos a orientação à distância como forma de capacitar a rede, colocando os dentistas como multiplicadores do conhecimento acerca do câncer de boca para toda a equipe de saúde”, destaca a dentista Patrícia Russo Daros.

Além disso, são realizadas, por meio do programa de educação continuada, capacitações direcionadas aos profissionais para atualização da rede de saúde bucal. “Reforçamos a importância de que profissionais da atenção primária se organizem em suas unidades, buscando atingir e mobilizar a população em que a doença é mais prevalente (principalmente pacientes tabagistas e etilistas) realizando orientação e conscientização desses usuários, além do exame bucal com foco no rastreamento de lesões malignas ou com potencial de transformação maligna”, conclui a especialista.

 
Autor: repórter Natália Rosa / Edição Carol Cunha
Seta