Nessa terça-feira (12/5), a Secretaria de Saúde de Contagem realizou mais um encontro para celebrar o Dia da Enfermagem. O evento, realizado no auditório da Faculdade de Medicina Afya, reuniu 97 enfermeiros e técnicos de enfermagem da APS em um momento de valorização profissional, reflexão e fortalecimento das práticas de organização do trabalho nos serviços de saúde do município.
Celebrado em 12 de maio, a data homenageia os profissionais que atuam diretamente no cuidado, acolhimento e assistência à população em todos os níveis da saúde. Na Atenção Primária, enfermeiros e técnicos de enfermagem desempenham papel fundamental na promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento contínuo dos usuários nos territórios, sendo referência no fortalecimento do SUS e no cuidado humanizado.
O evento
Durante a abertura do evento, a secretária de Saúde, Taciana Malheiros, destacou a importância do trabalho desempenhado pelas equipes de enfermagem e agradeceu aos profissionais pelo compromisso diário com o cuidado à população.
“Hoje é o meu sétimo dia no SUS Contagem e estou muito feliz de estar aqui com vocês celebrando
uma data tão importante. O que nos move é o sentimento de gratidão pela presença e pelo cuidado
que acontece diariamente nos territórios, nas unidades básicas, na atenção especializada,
na urgência e no Samu. A enfermagem está na essência desse cuidado, muitas vezes expressa no olhar,
no abraço, no toque e no acolhimento”.
Secretária de Saúde, Taciana Malheiros
O subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Lucas Neviton, ressaltou o papel estratégico da enfermagem.
“É impossível imaginar qualquer sistema de saúde sem a enfermagem. Enfermeiros e técnicos
estão à frente do cuidado de forma integrada e essencial. A enfermagem é a espinha dorsal
dos serviços de saúde. Por isso, queremos celebrar esse dia e reconhecer todos que escolheram
contribuir com o cuidado e levar saúde para as pessoas”.
Subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Lucas Neviton
A programação contou com a palestra “Gerenciamento da rotina: organização e resultados”, ministrada por Elen Mazon, sócia fundadora da JM Consultoria em Gestão. A apresentação abordou ferramentas de produtividade, gestão do tempo e organização das atividades no cotidiano profissional.
“Fico muito feliz em ver o município apoiando iniciativas que promovem capacitação e conhecimento
para os profissionais. A proposta da palestra foi apresentar ferramentas que possam contribuir
para a organização do trabalho no dia a dia, com otimização, padronização e estratégias
de gestão que auxiliem nos resultados das equipes”.
Elen Mazon, Sócia fundadora da JM Consultoria em Gestão
O encontro reforçou a importância da valorização dos profissionais de enfermagem e do fortalecimento contínuo das práticas de cuidado na rede municipal de saúde. “Eu sou enfermeira de formação, eu sei o que é estar na ponta, sei que mais do que procedimentos técnicos o que a gente faz é cuidado é dar acesso para o paciente é cuidar e esse cuidado faz muita diferença na vida das pessoas”, finalizou a diretora de Atenção Primária à Saúde, Fernanda Perdigão.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!









