Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
MAI
14
14 MAI 2026
SAÚDE
SERVIÇO
Contagem destaca papel da enfermagem em evento da Atenção Primária
receba notícias

Nessa terça-feira (12/5), a Secretaria de Saúde de Contagem realizou mais um encontro para celebrar o Dia da Enfermagem. O evento, realizado no auditório da Faculdade de Medicina Afya, reuniu 97 enfermeiros e técnicos de enfermagem da APS em um momento de valorização profissional, reflexão e fortalecimento das práticas de organização do trabalho nos serviços de saúde do município.

Celebrado em 12 de maio, a data homenageia os profissionais que atuam diretamente no cuidado, acolhimento e assistência à população em todos os níveis da saúde. Na Atenção Primária, enfermeiros e técnicos de enfermagem desempenham papel fundamental na promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento contínuo dos usuários nos territórios, sendo referência no fortalecimento do SUS e no cuidado humanizado. 

O evento

Durante a abertura do evento, a secretária de Saúde, Taciana Malheiros, destacou a importância do trabalho desempenhado pelas equipes de enfermagem e agradeceu aos profissionais pelo compromisso diário com o cuidado à população.

“Hoje é o meu sétimo dia no SUS Contagem e estou muito feliz de estar aqui com vocês celebrando
uma data tão importante. O que nos move é o sentimento de gratidão pela presença e pelo cuidado
que acontece diariamente nos territórios, nas unidades básicas, na atenção especializada,
na urgência e no Samu. A enfermagem está na essência desse cuidado, muitas vezes expressa no olhar,
no abraço, no toque e no acolhimento”.


Secretária de Saúde, Taciana Malheiros

O subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Lucas Neviton, ressaltou o papel estratégico da enfermagem. 

“É impossível imaginar qualquer sistema de saúde sem a enfermagem. Enfermeiros e técnicos
estão à frente do cuidado de forma integrada e essencial. A enfermagem é a espinha dorsal
dos serviços de saúde. Por isso, queremos celebrar esse dia e reconhecer todos que escolheram
contribuir com o cuidado e levar saúde para as pessoas”.


Subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Lucas Neviton

A programação contou com a palestra “Gerenciamento da rotina: organização e resultados”, ministrada por Elen Mazon, sócia fundadora da JM Consultoria em Gestão. A apresentação abordou ferramentas de produtividade, gestão do tempo e organização das atividades no cotidiano profissional. 

“Fico muito feliz em ver o município apoiando iniciativas que promovem capacitação e conhecimento
para os profissionais. A proposta da palestra foi apresentar ferramentas que possam contribuir
para a organização do trabalho no dia a dia, com otimização, padronização e estratégias
de gestão que auxiliem nos resultados das equipes”.


Elen Mazon, Sócia fundadora da JM Consultoria em Gestão

O encontro reforçou a importância da valorização dos profissionais de enfermagem e do fortalecimento contínuo das práticas de cuidado na rede municipal de saúde. “Eu sou enfermeira de formação, eu sei o que é estar na ponta, sei que mais do que procedimentos técnicos o que a gente faz é cuidado é dar acesso para o paciente é cuidar e esse cuidado faz muita diferença na vida das pessoas”, finalizou a diretora de Atenção Primária à Saúde, Fernanda Perdigão.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!

Autor: repórter Laura Oliveira / Edição: João Cavalcanti
Seta