Por meio de uma ideia coletiva com a participação de jovens que frequentam a Estação Juventude e que admiram a cultura geek, foi realizado, no último sábado (17/1), o “Estação Nerd”. O evento reuniu mais de 300 pessoas e contou com concurso de cosplay com premiação, karaokê, área K-pop, jogos, entre outras atividades. Assim como outras atividades e eventos, a ação foi gratuita e promoveu a integração de diferentes culturas, tornando o ambiente mais diverso, dinâmico e inclusivo, com estímulo à troca entre distintos estilos e interesses.
A política pública para os jovens é um compromisso constante da Prefeitura de Contagem, entendendo que os jovens precisam de oportunidades, apoio e políticas públicas que façam diferença no dia a dia. Para a secretária da Mulher e da Juventude, Camilla Marques, reunir centenas de pessoas em um espaço gratuito, com atividades pensadas a partir dos interesses dos próprios jovens, fortalece vínculos e estimula a convivência.
“A cultura geek também é identidade, expressão e oportunidade de conexão.
Quando a gente abre espaço para isso, a cidade se torna mais viva
e próxima dos jovens”.
Secretária da Mulher e da Juventude, Camilla Marques
A ideia inicial do projeto veio de Caio Oliveira, ex-funcionário da Estação Juventude, que explicou sobre a organização. “Cada um ficou responsável por uma atividade, seja nas aulas de pintura em arte 3D, na sessão de RPG de mesa, na área do k-pop, no concurso, nas apresentações de dança, nos campeonatos de jogos e demais atrações. O objetivo foi trazer mais atividades que chamem a atenção desse público para que, assim, os jovens conheçam e comecem a ocupar espaços como este”.
Uma das organizadoras da ação e frequentadora da Estação há mais de um ano foi Rebeca Estela de Assis Costa, 17 anos, e moradora do Industrial. No dia a dia, a jovem participa da oficina de teatro, usa o espaço para encontrar os amigos, usufruir da biblioteca e da sala de computadores. “Eventos como esse são importantes para proporcionar a comunicação entre os jovens. Imagino que essa é uma das formas de lidar com o problema de ansiedade que a sociedade está tendo atualmente, pois com a tecnologia, a tendência é ter menos contato pessoalmente. Dessa forma, ter contato humano e poder se sentir acolhido em um lugar que aceita os seus gostos pessoais é algo essencial”.
O ganhador do concurso de cosplay foi João Victor Santos Aguiar, 20 anos, técnico de informática. “Esse é o tipo de evento que dá visibilidade para a cultura geek e K-pop, além de incentivar a participação dos jovens e criar um espaço onde todos se sentem à vontade para ser quem é. O evento fortalece a comunidade e estimula novas iniciativas para pessoas que apreciam a cultura, queiram crescer nesse meio ou apenas se divertir com pessoas do mesmo interesse”, disse Victor, que é morador do bairro Petrolândia.
A Estação Juventude está localizada na avenida João César de Oliveira, 174, bairro JK, e funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h.
Para mais informações, o público pode entrar em contato pelo telefone: (31) 3150-9016.










