A Prefeitura de Contagem está em busca da universalização no atendimento educacional de crianças de 1 a 3 anos, assim como já ocorre com as crianças de 4 e 5 anos. Para alcançar esse objetivo, a gestão amplia os espaços educativos e o tempo de permanência das crianças na escola. Portanto, para o ano letivo de 2026, cinco unidades de ensino atenderão crianças de 1 a 5 anos em tempo integral. É um passo importante de ampliação desta modalidade de atendimento que vai beneficiar a comunidade escolar do Industrial e do Riacho.
Na regional Industrial serão 545 vagas de tempo integral na educação infantil. A Escola Municipal Vereador Jésu Milton dos Santos foi totalmente reformada para atender exclusivamente a educação infantil a partir de 2026. O espaço passou por uma transformação e atenderá 136 crianças, entre 1 e 5 anos de idade, em tempo integral.
Também na região do Industrial os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) Vila São Paulo, Vila da Paz e Vereador João Evangelista Fernandes irão ofertar, juntas, 409 vagas em tempo integral. No Cemei Agripino Ferreira Dias (Vila da Paz) serão 119 vagas para crianças de 2 a 4 anos. No Cemei Vila São Paulo são 124 vagas para crianças de 2 a 5 anos. Já no Cemei João Evangelista são 166 vagas para crianças de 4 e 5 anos.
Anexo Mariângela Bonfim Frederico
Na região do Riacho, o Anexo Mariângela Bonfim Frederico, vinculado à Escola Municipal Domingos Diniz Moreira, poderá atender até 120 crianças em tempo integral, conforme a demanda das famílias. Também na região, a creche São Domingos Sávio atende as crianças da educação infantil.
Atualmente, estão abertas as inscrições para as famílias que desejam matricular crianças de 1 a 5 anos no Anexo Mariângela. As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de dezembro, na secretaria da unidade (rua Caraça, 329, bairro Monte Castelo).
Conforme a demanda da comunidade, a proposta é que a unidade atenda as crianças de 1 a 3 anos em tempo integral e de 4 e 5 anos em tempo parcial. Caso a demanda para crianças de 1 a 3 anos seja baixa, o atendimento em tempo integral poderá ser ampliado para outras idades. Entre os dias 2 e 8 de janeiro será realizada a análise das inscrições e, no dia 9 de janeiro de 2026, será feita a divulgação do resultado das inscrições e matrícula das crianças selecionadas.









