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24
24 NOV 2025
SAÚDE
SERVIÇO
Confirmação de consultas e exames da atenção especializada será via WhatsApp
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Iniciativa tem objetivo de aprimorar o processo, melhorando a interação direta com os usuários e reduzindo o número de faltas

A partir de dezembro, o SUS Contagem passará a enviar mensagens pelo aplicativo WhatsApp para confirmação de consultas e exames agendados na rede municipal de saúde. A mudança substitui o modelo atual, baseado em ligações telefônicas, e faz parte de uma estratégia do município para agilizar a comunicação com os usuários e reduzir o número de faltas.

Inicialmente, as mensagens terão caráter exclusivamente informativo, ou seja, serão enviadas como um lembrete para que o usuário vá até sua Unidade Básica de Saúde (UBS), retire os documentos/guia e faça, presencialmente, a confirmação do procedimento. Serão contemplados apenas atendimentos da atenção especializada, como: endocrinologia, cardiologia, oftalmologia, reumatologia, hematologia, ortopedia. A ideia é que, a estratégia avance gradualmente e, aos poucos, o próprio paciente possa confirmar seu agendamento pelo aplicativo, fortalecendo a dinâmica de comunicação via WhatsApp.

Com a implementação do novo sistema, o SUS Contagem busca melhorar o fluxo de atendimento, diminuir ausências e facilitar o contato com a população, oferecendo um serviço mais moderno e acessível.

“A proposta é agilizar o aviso de agendamento, tornando o processo mais simples e rápido, já que hoje dependemos de vários intermediários. Com a interação via WhatsApp, também poderemos melhorar o reaproveitamento de vagas, especialmente quando o paciente informar que não poderá comparecer. Nossa expectativa é aprimorar a gestão do processo e gerar redução de custos”, destacou o secretário de Saúde, Fabrício Simões.

A Secretaria de Saúde de Contagem alerta que as mensagens oficiais não solicitam documentos, dados pessoais ou pagamentos e que não se trata de golpe. “O usuário não deve informar dados, códigos, senhas ou realizar qualquer outra ação. A mensagem é apenas um lembrete para os usuários”, reforçou a superintendente de Regulação, Yara Souza.

Em caso de dúvidas, os usuários podem procurar diretamente a unidade de saúde de referência (mais perto de sua casa).


 
Autor: repórter Naty Rosa / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo