Os jovens da cidade têm tido oportunidades de aprender, crescer e se prepararem para o futuro, principalmente, para o mercado de trabalho. Isso porque a Prefeitura de Contagem proporciona, por meio de políticas públicas, ações para esse público, como oficinas, cursos, palestras e diversas atividades. Um dos cursos em destaque foi o de fotografia com aulas teóricas e práticas realizado pela Estação Juventude, que possibilitou aos alunos chances reais de atuarem na área. Após semanas de aprendizagem, eles receberam seus diplomas.
O espaço tem o maior investimento em políticas públicas destinadas às juventudes na história do município, um montante de R$ 2,5 milhões. A secretária da Mulher e da Juventude, Camilla Marques, destacou a importância da profissionalização e das novas oportunidades de trabalho e de conhecimento. "O evento foi emocionante, reunindo famílias e jovens felizes após receberem os certificados. Foi um momento de realização de sonhos e de vislumbrar, a partir do olhar deles da fotografia, uma nova perspectiva”, disse.
O curso teve duração de um mês e resultou, durante a formatura, em uma exposição fotográfica com registros feitos pelos alunos. Para a professora, Ingrid Caroline, 25, “a capacitação foi um espaço de oportunidades, ainda mais por ser gratuito, abrindo portas para quem talvez não teria acesso a esse tipo de formação ”. “Foi incrível ver como a fotografia se tornou algo significativo na vida dos alunos, muitos entenderam seu valor como forma de linguagem, expressão e até como profissão. O curso também foi um lugar de pertencimento, interação e amizade. Fico muito realizada, pois nessa turma foi possível despertar sonhos”.
Uma das formandas, Thaíssa de Castro, 26 anos, contou que se inscreveu porque é uma área que sempre admirou e que gostaria de melhorar suas habilidades técnicas. “O curso foi excelente. A professora Ingrid tem uma didática clara e sempre esteve atenta às nossas dúvidas. Além disso, tivemos a oportunidade de usar câmeras profissionais, algo que talvez seria inviável pelo custo dos equipamentos. Cursos gratuitos como este permitem que a gente consiga uma renda sem comprometer os estudos, pois conseguimos organizar nossos horários”.
Após o curso, Thaísa celebra a aquisição de novas habilidades e perspectivas de trabalho (foto 1). Fotos: Luci Sallum/PMC
Exposição com as fotografias produzidas pelas estudantes (foto 2).
Estação Juventude
A Estação recebe jovens de 15 a 29 anos, que usufruem de aulas de dança; estúdio de gravação de músicas e de podcast; sala de computadores; espaço de leitura, auditórios e espaços para apresentações culturais; salas multiuso para oficinas; equipe multiprofissional e atendimento psicossocial (psicólogo e assistente social). Atualmente, o espaço oferta 30 oficinas na própria sede e, ainda, nas outras sete regiões do município. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 20h, e, aos sábados, das 8h às 13h.
Para mais informações, o contato pode ser feito por telefone e WhatsApp (31) 3150-9016 ou pelo Instagram @juvcontagem.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.