O tradicional Festejo de Batizado do Boi Brilho do Horizonte será realizado no próximo sábado (12/7), a partir das 19h, no Ateliê Multicultural, no bairro Milanez, em Contagem. O evento integra o projeto Confluências Culturais – 2ª Edição, contemplado pelo Edital de Projetos Culturais Minha Quebrada via Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Com mais de cinco anos de história, o festejo é parte do Ciclo Festivo de Atividades do Grupo de Bumba Meu Boi Brilho do Horizonte – MG, que promove oficinas, vivências, ensaios e apresentações durante todo o ano. A celebração reúne música, dança, religiosidade e o ritual do batizado do boi encantado, criando um ambiente acolhedor e comunitário, com comidas típicas, fogueira, bandeirolas e atrações culturais que resgatam as raízes da cultura popular brasileira.
“O ritual do batizado é um momento sagrado dentro da tradição do Bumba Meu Boi maranhense, no qual nosso grupo busca suas referências. Ele simboliza a bênção e proteção dos santos juninos, como São João e São Pedro, e marca a apresentação do boi, todo enfeitado, à comunidade. É um ato de compromisso do grupo em continuar realizando o festejo e reafirmar os laços com a cultura popular”, explica Giu Souza, coordenadora do Ateliê Multicultural e uma das fundadoras do grupo.
Criado em 2017, o Boi Brilho do Horizonte nasceu da iniciativa de amigos pesquisadores do Bumba Meu Boi maranhense, que decidiram fundar o grupo em Minas Gerais com o objetivo de manter viva a tradição. Desde então, o Ateliê Multicultural, na divisa de Contagem com Belo Horizonte, se tornou o espaço-sede das atividades, fortalecendo o vínculo com a comunidade local.
“Manter viva a tradição do Bumba Meu Boi em Contagem é fortalecer o intercâmbio cultural entre regiões do Brasil e oferecer à comunidade a oportunidade de vivenciar algo especial. O Boi é um verdadeiro complexo de saberes que envolve costura, bordado, canto, dança, percussão, culinária, teatro, costumes, espiritualidade, entre outras expressões artísticas. É um movimento potente que fortalece a arte no território de maneira compartilhada, popular e coletiva”, afirma Giu.
A relação com o território também é destaque na fala de Fabiana Alves, co-produtora do festejo e uma das fundadoras do grupo: “O território do bairro Milanez e região, onde está localizado o Ateliê Multicultural, tem papel importante na realização deste festejo. É nesse espaço que, há anos, o Bumba Meu Boi é promovido com continuidade e afeto, criando raízes no território e tornando o batizado uma referência cultural na região. O envolvimento da comunidade fortalece vínculos, promove a convivência e dá sentido à festa, que se torna uma celebração de pertencimento, memória viva e expressão coletiva.”
Entre as atrações confirmadas estão o maranhense Vih Davice, referência em Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula, o grupo de Maracatu Pata e Leão e a Turma de São Benedito. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.
SERVIÇO
Festejo de Batizado do Boi Brilho do Horizonte 2025
12 de julho (sábado)
A partir das 19h
Ateliê Multicultural – rua Mafra, 912, bairro Milanez, Contagem (divisa com Coqueiros – BH)
Mais informações: (31) 98545-6714
Instagram: @atelie.multicultural