A última sexta-feira (28/3), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Pérola foi um dia especial dedicado à saúde e bem-estar das mulheres da região da Ressaca. O evento, que celebrou o “Mês da Mulher”, reuniu mais de 120 participantes em rodas de conversa sobre saúde integral, saúde mental e enfrentamento à violência doméstica e feminicídio.
O referência técnica do Distrito Sanitário Ressaca, Jonathan Emílio, destacou os números positivos da ação: foram realizados 52 exames preventivos (entre agendados e espontâneos), seis implantes de Implanon (método contraceptivo), quatro inserções de DIU, 25 mamografias e 17 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, sífilis e hepatites B e C).
Para a assistente social da UBS Vila Pérola,Tereza Cristina, a unidade básica representa muito mais do que um local para tratar doenças: "A UBS é a porta de entrada para todas as formas de cuidado. Aqui acolhemos não só a saúde física, mas damos o primeiro apoio para mulheres que enfrentam violência ou problemas emocionais. Quando essas ações acontecem na unidade, elas ganham um significado ainda maior".
A referência técnica do Distrito Ressaca, Cynthia Pires, reforçou que os serviços continuam disponíveis: "Se alguma mulher não pôde participar hoje, pode procurar a UBS de seu bairro para agendar. Por meio de uma simples consulta na atenção básica, podemos identificar necessidades e prevenir problemas futuros".
A ação trouxe resultados concretos e emocionantes. A moradora da Vila Pérola, Damiana Rodrigues, compartilhou sua experiência: "Vi o movimento no posto e entrei por curiosidade. Acabei fazendo meu preventivo depois de muito tempo e participei de uma palestra importante sobre minha saúde. Agradeço por esta ação que mostra o quanto nós, mulheres, somos importantes na cidade".
A gerente de saúde e educação da Administração Regional Ressaca, Diana Santos, celebrou os avanços. "A cada ano, a Prefeitura oferece um serviço maior e melhor para as mulheres. Vivenciar essas ações enche nosso coração de alegria, pois sabemos que estamos construindo um futuro com mais dignidade e saúde para todas. A mulher muitas vezes assume uma jornada tripla e acaba deixando seu próprio cuidado em segundo plano. Essas iniciativas mostram que só pode cuidar da família quem cuida de si mesma primeiro".