Muita música, diversão, alegria e samba no pé prometem agitar um grande público, no próximo sábado (8/2), na Estação Juventude, das 10h às 14h, durante a primeira edição do “Carna Estação”. O evento é promovido pela Prefeitura de Contagem e já antecede o Pré-Carnaval, que vai acontecer em 22 e 23/2, na cidade, envolvendo diversos blocos carnavalescos. Mais uma oportunidade à população de Contagem e das cidades próximas, que já tem frequentado ensaios de Carnaval pela cidade.
Centenas de pessoas são esperadas, no evento, denominado “Carna Estação”. A festa tem por objetivo a viabilização do convívio de pessoas de todas as idades, integrando cultura, festividades e brincadeiras típicas desse tipo de celebração. A Estação Juventude está localizada na av. João César de Oliveira, 174, bairro JK.
O “Carna Estação” contará com os ensaios abertos dos blocos contagenses “Namastreta”, “Butequeiros” e “Batucarte”. “A ideia do evento deste sábado é proporcionar a interação entre os jovens da Estação Juventude e os blocos de Carnaval de Contagem, criando momentos de convivência importantes para os participantes. O Carnaval é uma festa popular importante, e acreditamos que promover momentos como esse é fundamental”, disse a superintendente de juventude, Camila Marques. Ela acrescentou que o evento “também é um pertencimento, valorizando os blocos locais e levando a cultura de Contagem às pessoas”.
Haverá, ainda, a venda de comida e bebida no local, por meio de empreendimentos da Economia Solidária. Para aliviar o calor e refrescar os foliões, durante o evento estão programadas várias duchas de mangueira.
Bloco “Namastreta”
Criado no final de 2023, com a intenção de promover a socialização dos idosos durante o Carnaval de 2024, o bloco "Namastreta" reúne participantes idosos das turmas de ioga, de onde a ideia e o nome surgiram. O projeto busca oferecer bem-estar, fortalecer vínculos, estimular a convivência e resgatar lembranças afetivas por meio das tradicionais marchinhas de Carnaval. Além disso, proporciona o desenvolvimento de habilidades e capacidades, com a aprendizagem de instrumentos feitos a partir de materiais recicláveis.
Bloco dos Butequeiros
Fundado em 2012 no Bar do Feio, um famoso ponto de encontro boêmio da cidade, a iniciativa nasceu da vontade de resgatar a tradição dos blocos de rua no município.
Desde 2024, o bloco promove oficinas gratuitas de percussão para mulheres, que fazem parte do projeto “Bloco dos Butequeiros 2024: Cores, Ritmos e Inclusão Feminina”, aprovado no Edital 002/2024 do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem. Com aulas comandadas pelo mestre de bateria Tchaca Malagueta, os percussionistas aprendem a tocar instrumentos como surdo, repinique, tamborim e chocalho.
Bloco Batucarte
O “Bloco Batucarte” foi criado em 2012 e é um dos projetos do grupo, de mesmo nome, fundado em 2006, pelo regente Gleison Emerson Batista, com as ações articuladas nos eixos da educação, cidadania, identidade cultural e inclusão social. O projeto, que funciona em Nova Contagem, na região de Vargem das Flores, oferece oficinas gratuitas e apresentações culturais diversas que representam um marco no processo de inclusão social por meio da arte.
Programação
Bloco Namastreta - 10h
Bloco Butequeiros - 11h
Batucarte – 13h
Serviço
Data: sábado (8/2)
Horário: das 10h às 14h
Local: Estação Juventude - av. João César de Oliveira, 174 – JK.