Quem transita por Contagem já percebe uma enorme mudança, resultado do avanço na revitalização de ruas e avenidas proporcionado pelo Programa "Asfalto Novo". A atualização mais recente do programa mostra que já foram atendidas 509 vias, o que corresponde a 342 km. Isso representa aproximadamente 22% de toda a malha viária asfaltada da cidade, que tem mais de 1.700 Km.
Para o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, o programa representa um grande avanço para a população. “Já foram investidos mais de R$ 500 milhões nesse programa nos quatro últimos anos, priorizando as vias mais importantes, aquelas nas quais transitam o maior número veículos e coletivos, que mais impactam a vida das pessoas. O Asfalto Novo vai continuar nesse ano e nos próximos, pois sabemos que ainda tem muito a ser feito”, destacou.
A região Ressaca foi a que teve mais vias revitalizadas, 98 no total, com quase 63 km de recapeamento; seguida pela região Nacional, com 91 vias atendidas (54 km). O motivo é que, historicamente, essas duas regiões ficaram um longo período sem receber essas melhorias. Já a região Eldorado, com 59 vias (quase 55 km), ficou em terceiro no ranking.
Jussara Silva Rocha, que é autônoma e circula por toda a cidade, principalmente na região do Eldorado, percebeu as melhorias proporcionadas pelo programa. “Eu tenho notado realmente que o asfalto tem melhorado muito. Tem chovido bastante e mesmo assim se mantém muito bom. Isso reduz os problemas e os gastos com a manutenção do carro, além de dar mais segurança”, ressaltou.
Muito mais do que apenas renovar o asfalto, o processo de revitalização do Programa “Asfalto Novo” envolve a remoção do pavimento antigo e a aplicação de uma nova camada asfáltica. Alguns reparos estruturais são feitos quando necessários, abrangendo desde a base da via até a camada de rolamento. Também são aprimoradas as redes de drenagem superficial, sarjetas e meios-fios, sinalização horizontal e vertical, implantadas adequações de trânsito, como a instalação de quebra-molas e ciclofaixas.
Luis Carlos Silva, que é motociclista e faz corridas por aplicativo, explicou que, além de ser mais gostoso transitar em uma rua com pavimento novo, é também mais seguro. “A gente que roda muito durante o dia sofre quando o asfalto está ruim. Ainda têm os riscos que a gente corre com os buracos e os carros que vão desviando sem olhar no retrovisor. Quando o asfalto é novo igual esse aqui facilita para nós e fica muito melhor”, elogiou.
Programa Asfalto Novo
Com obras iniciadas em 2021, o Programa “Asfalto Novo” vem proporcionando maior comodidade, segurança e tranquilidade aos moradores e visitantes de Contagem. A camada asfáltica aplicada tem cerca de 7cm de espessura, contando também com toda infraestrutura para promover o melhor escoamento de água, contribuindo, inclusive, para evitar alagamentos no período de chuvas.
A proposta da gestão municipal é promover melhorias que atendam à população agora, mas pensando também no futuro. O Asfalto Novo é projetado para garantir que o pavimento tenha uma durabilidade superior a dez anos, reduzindo a necessidade de operações de tapa-buracos e os custos de manutenção a médio e longo prazos.