A prefeita de Contagem, Marília Campos, e o vice-prefeito Ricardo Faria tomaram posse nesta terça-feira, 1º de janeiro de 2025, para o mandato 2025-2028, além dos 25 vereadores eleitos, em solenidade na Câmara Municipal. Durante a cerimônia, foi eleita também a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025-2026, composta por Bruno Barreiro como presidente, Carol do Teteco e Pastor Itamar como 1º e 2º vice-presidente, Léo da Academia e Junior Zica, ocupando os cargos de 1º e 2º secretário.
A prefeita Marília Campos destacou que continuará mantendo um relacionamento harmonioso e de respeito com a Câmara Municipal, reforçando a parceria existente entre os poderes. “A hora agora é de unirmos esforços em prol de propósitos comuns e coletivos. Contem comigo! Nosso governo seguirá tendo como marcas a austeridade, a transparência, a eficiência, o diálogo e a participação social. É a partir desses princípios que espero estabelecer com essa Casa uma convivência produtiva e frutífera, respeitando a autonomia e a representatividade de cada um e de cada uma. Desejo que o maior beneficiado pelas parcerias entre o Executivo e o Legislativo seja sempre o povo de Contagem, razão principal para exercer com zelo e competência os nossos mandatos”, afirmou.
Marília também ressaltou os avanços obtidos em sua gestão anterior, aprovados pela maioria da população. “O resultado das eleições foi conquistado graças ao trabalho que apresentamos nos últimos quatro anos, aprovado por mais de 80% da população, segundo pesquisas de opinião pública. Ou seja, mesmo parte dos que não votaram em nós respeitam e aprovam a nossa gestão. Não por acaso, nosso estilo de governar e a nossa capacidade de aglutinar diferentes forças políticas em defesa de um projeto popular e democrático atraíram a atenção da mídia nacional. O Brasil olhou para Contagem e gostou do que viu.”
O vice-prefeito Ricardo Faria lembrou o compromisso de trabalhar por uma cidade mais justa e acolhedora. “Faremos um governo democrático, popular, ouvindo e conversando com todas e todos. Proponho que possamos trabalhar de forma independente, porém harmoniosa, promovendo os interesses do povo. Quero aqui propor que possamos construir pontes, pavimentar consensos, e trabalhar juntos por uma cidade mais justa, diversa, humana e próspera. Viva Contagem!”
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Bruno Barreiro, o Legislativo tem o compromisso de fazer a diferença para a sociedade. “Meu compromisso é presidir a Câmara com ética, educação e transparência. Contagem merece o nosso melhor e, com trabalho árduo e objetivos claros, faremos desta gestão um marco histórico na nossa cidade”, afirmou Barreiro.
Antes da posse na Câmara, a prefeita, o vice e os vereadores participaram de um Culto Ecumênico, na Paróquia São Gonçalo, que reuniu em oração representantes de diversas denominações religiosas, pedindo bênçãos e sabedoria para este novo ciclo de trabalho dedicado à cidade de Contagem.
Trajetória da prefeita Marília Campos
A trajetória política de Marília Campos é ascendente. Das nove eleições que disputou ganhou sete: vereadora, três vezes deputada estadual e três vezes prefeita de Contagem. A partir de 2000, quando foi eleita a vereadora mais votada pelo PT em Contagem, venceu todos os sete pleitos subsequentes, com votações expressivas.
Foi eleita deputada estadual em 2002, em 2014 e em 2018. Em 2008, fez um feito duplamente inédito: tornou-se a primeira a ser reeleita consecutivamente e a única mulher a governar Contagem, condição que alcançou em 2004 ao vencer a primeira eleição para prefeita. Em 2020, chegou ao seu terceiro mandato à frente do Executivo, no qual tem se destacado pelo alto índice de aprovação de seu governo, que é de cerca de 70%. Para o quarto mandato, foi eleita no primeiro turno com uma votação expressiva em que foi considerada uma das prefeitas eleitas com maior número de votos do País.
Conheça a nova composição da Câmara Municipal
Composição da Mesa Diretora:
Presidente: Bruno Barreiro (PV)
1ª vice-presidente: Carol do Teteco (MDB)
2º vice-presidente: Pastor Itamar (PRD)
1º secretário Léo da Academia (PDT)
Vice-secretário: Júnior Zica (União)
Lista dos vereadores empossados:
Adilson Lamounier da Rocha Nogueira – Adilson Lamounier (União)
Adriana Cristiana Fabiano de Souza – Adriana Souza (PT)
Alexander Chiodi Maia – Alex Chiodi (União)
Arnaldo Luiz de Oliveira – Arnaldo de Oliveira (Solidariedade)
Bruno Braga Batista – Bruno Barreiro (PV)
Carolina Carvalho Diniz – Carol do Teteco (MDB)
Daisy Daniela de Barros da Silva – Daisy Silva (Republicanos)
Daniel Flávio de Moura Carvalho – Daniel Carvalho (PSD)
Daniel Pereira Fonseca Silva – Daniel do Irineu (PSB)
Denilson Elias Silva de Oliveira – Denilson da Juc (Mobiliza)
Diemerson Mauro Ferreira – Didi (PRD)
Glória de Fátima Lopes Pena – Glória da Aposentadoria (PSDB)
Itamar dos Santos da Silva – Pastor Itamar (PRD)
José Antônio Procópio de Almeida – Zé Antônio do Hospital (PT)
José Carlos Carneiro Gomes – José Carlos Gomes (Avante)
José Geraldo de Almeida – Gegê Marreco (Rede)
José Maurício Moreira de Barros – Mauricinho do Sanduíche (PL)
Junior Oliveira Zica – Junior Zica (União)
Keyla Cristina Parreiras Pinto Aredes – Tia Keyla (PL)
Leandro Viana da Silva – Léo da Academia (PDT)
Marcos Vinícius Rangel de Faria – Vinícius Faria (PP)
Moara Correa Saboia – Moara Saboia (PT)
Pedro Luiz da Silva – Pedro Luiz (PL)
Rodrigo do Nascimento – Rodrigo do Posto (Mobiliza)
Silvia da Cruz Messias – Silvinha Dudu (PV)