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DEZ
30
30 DEZ 2024
SAÚDE
Centro Materno Infantil melhora, amplia e humaniza atendimento às crianças de Contagem
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Em um ano marcado pelo acentuado aumento dos casos de arboviroses e de doenças respiratórias sazonais em crianças, o Centro Materno Infantil de Contagem (CMI) consolidou sua importância no acolhimento a esse público. Somente entre janeiro e junho de 2024, foram 33.594 atendimentos realizados, média de 5.599 por mês. Esse número é quase 5% maior do que o ano anterior, com 32.179 crianças atendidas, média mensal de 5.366.

Mesmo com o aumento do número de atendimentos, o tempo médio de espera para classificação de risco ficou dentro da meta estipulada, que é de, no máximo, 10 minutos. É importante ressaltar que, na maior parte do primeiro semestre, o tempo médio de espera para essa triagem, que utiliza as diretrizes do protocolo de Manchester, ficou próximo de 5 minutos, o que pode ser considerado excelente para os padrões esperados.

A faixa etária com maior recorrência de atendimento é de crianças entre dois e cinco anos, que responde por 38% do total de atendimentos, seguida por aquelas com idade entre seis e 12 anos, com 33% dos acolhimentos. Os bebês entre zero e um ano completam as estatísticas, com 29%.

De acordo com a gerente da Linha de Cuidado da Criança, Laila Ramos Freire, foram muitos desafios superados durante todo o ano. “A gente revisa e ajusta constantemente os processos e metodologia, o que nos permite traçar estratégias mais assertivas para atender as crianças tanto frente às doenças sazonais, como a dengue e síndromes respiratórias, quanto naquelas demandas que excedem a normalidade. Isso só é possível com o empenho e dedicação dos profissionais das mais diversas áreas que atuam aqui no CMI”, destacou.

Adequação às variações de demanda

Diante do aumento acentuado na demanda por atendimento de crianças com síndromes respiratórias, a rápida resposta do CMI foi determinante para a ampliação da capacidade de acolhimento. Foram abertos dez leitos de contingência de CTI pediátrico e outros 26 leitos de enfermaria, o que foi muito importante no tratamento desses pacientes.

Também foi feita uma estruturação dos leitos de observação do Pronto Socorro, bem como a locação de equipamentos, ambos com o propósito de promover o atendimento em cuidados intensivos. Além disso, foi feita uma adequação do quadro de profissionais que atuavam na linha de frente, para que não faltasse acolhimento às crianças que precisavam.

“Isso comprova a nossa capacidade de dar respostas rápidas diante de situações desafiadoras, sempre em benefício da população. Nosso objetivo é seguir sempre melhorando nossas estruturas, investindo em tecnologia e na qualificação dos profissionais, pois isso contribui para que o atendimento à população de Contagem seja cada vez melhor e mais amplo”, afirmou a superintendente do CMI, Dulcineia Cordeiro.

Avanços permanentes

Muito além de apenas atender à demanda sazonal, estão sendo feitos investimentos constantes na compra de equipamentos. Um bom exemplo é a aquisição de máscaras “facial total” (full face) e das máscaras de ventilação não invasiva para pediatria, bem como a aquisição e padronização do cateter de linha média (Midline).

Também foi feita a contratação de profissionais de diversas categorias para melhorar o atendimento, entre eles técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e enfermeiros. Todos eles passam por qualificação e treinamentos contínuos, para que estejam alinhados às melhores práticas e ofereçam sempre o atendimento mais adequado aos pacientes.

Há também um olhar cuidadoso sobre os próprios usuários do Centro Materno Infantil, com destaque para a iniciativa “Quem cuida merece ser cuidado” e a ampliação dos horários e dias de visitas dos CTIs Neonatal e Pediátrico. “Mais do que apenas ampliar a capacidade de atendimento, temos uma preocupação em tornar esse acolhimento mais humanizado e adequado às necessidades de quem precisa”, concluiu Dulcineia Cordeiro.

Autor: jornalista Etiene Egg / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo
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Versão do Sistema: 3.4.2 - 25/11/2024
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